sábado, 17 de agosto de 2013

PAPÉIS DA MEMÓRIA



Trabalhar os Papéis da Memória é:
* Descobrir os fenômenos básicos da caixa de segredos da personalidade: o processo de registro, arquivamento e utilização das informações da memória.
* Compreender a formação dos traumas e das zonas de conflitos inconscientes na memória.
*Compreender o papel da emoção no processo de abertura do território de leitura da memória e na construção de cadeias de pensamentos. 
* Usar ferramentas para reeditar o filme do inconsciente. 
* Usar ferramentas para proteger a memória e filtrar os estímulos estressantes. 
* Não entulhar a memória de "lixo" psíquico e social. * Utilizar processos para expandir a arte de pensar. 
* Cultivar o mais importante solo da existência: o solo onde nascem o mundo das idéias e o universo das emoções. 

Nossos erros históricos relativos à memória parecem coisa de ficção. Há milênios atribuímos à memória funções que ela não tem. Há graves erros no entendimento da memória tanto na psicologia
como na educação. A ciência desvendou pouco os principais papéis da memória. A teoria da Inteligência multifocal (é uma teoria sobre a construção dos pensamentos. É uma das poucas existentes do mundo, sobre o funcionamento da mente humana, o processamento de ideias e pensamentos.
Ela tem como objetivo explicar como se constrói os pensamentos, investigando quatro processos da mente humana, sendo eles: a construção de pensamentos, a transformação da energia psíquica, a formação do “eu” e a organização da história consciente e inconsciente em nossa memória), vem contribuir humildemente para corrigir algumas importantes distorções nessa área fundamental.

 Milhões de professores no mundo estão usando a memória inadequadamente. O registro da memória depende da vontade humana? Muitos cientistas pensam que sim. Mas estão errados. O registro é automático e involuntário. A memória humana pode ser deletada como a dos computadores? Milhões de usuários dessas máquinas crêem que sim. Mas é impossível deletá-la.


Precisamos compreender os papéis básicos da memória para encontrar ferramentas para poder expandir nossa inteligência, enriquecer nossas relações e reconstruir a educação. 

O registro na memória é involuntário . Certa vez, um professor foi ofendido por um aluno. Sentiu que fora tratado desumana e injustamente. Queria excluir o aluno da sua vida.Fez um esforço enorme. Mas quanto mais tentava esquecê-la, mais pensava nele. Ao vê-lo, sentia raiva.
Por que não conseguia esquecê-lo? Porque o registro é automático, não depende da vontade humana. 


Nos computadores, o registro depende de umcomando do usuário. No ser humano, o registro é involuntário, realizado pelo fenômeno RAM (registro automático da memória). Cada idéia, pensamento, reação ansiosa, momento de solidão, período de insegurança é registrado em sua memória e fará parte da colcha de retalhos da sua história existencial, do filme da sua vida.


E você planta flores ou acumula lixo nos solos da sua memória? Você tem plantado flores no secreto do seu ser ou acumulado entulhos?  Infelizmente, por desconhecermos os papéis da memória, não sabemos trabalhar o mais complexo solo da nossa personalidade. Tornamo-nos péssimos agricultores da nossa mente.

Quanto mais tentarmos rejeitar uma pessoa que nos perturbou, uma perda, uma rejeição social, mais ela será registrada, será lida e construirá milhares de pensamentos.  A melhor maneira de filtrar os estímulos estressantes não é tendo raiva, ódio, rejeitando-os ou reclamando deles, mas:  Entendendo-os e Criticando-os. Enxergando-os multifocalmente, ou seja, por outros ângulos.Usando-os como oportunidade para crescer. Determinando não ser escravo deles.


A emoção determina a qualidade do registro. Quanto maior o volume emocional envolvido em uma experiência, mais o registro será privilegiado e mais chance terá de ser lido.

Você registra milhões de experiências por ano, mas resgata freqüentemente as experiências com maior conteúdo emocional, como as que envolveram perdas, alegrias, elogios, medos, frustrações.  Onde as experiências são registradas? Primeiramente, na MUC (Memória de Uso Contínuo), que é a memória utilizada nas atividades diárias, a memória consciente. As experiências tensas são registradas no centro consciente e, a partir daí, serão lidas continuamente. Com o passar do tempo, à medida que não são utilizadas com freqüência, vão sendo deslocadas para a parte periférica da memória, chamada de ME (MemóriaExistencial). 
Veja dois exemplos: Alguém acabou de elogiá-lo. 


Você registra na MUC. Leu diversas vezes esse elogio. No dia seguinte, você não o lerá tanto. Na semana seguinte, é provável que já não o leia mais. Entretanto, esse elogio não foi apagado, foi para o território inconsciente, para a ME. Continuará influenciando a sua personalidade, porém com menor intensidade. Outro: Você acabou de dar uma conferência e perdeu o raciocínio no meio da preleção. Não conseguiu falar o que queria, estava nervoso.


 As pessoas perceberam sua insegurança. Você registrou essa experiência na MUC.  Se você conseguiu filtrá-la, através de criticá-la e compreendê-la, ela foi registrada sem grande intensidade. Se não conseguiu proteger sua  memória, ela foi registrada intensamente. Nesse caso, será lida com freqüência, produzirá milhares de pensamentos angustiantes, que serão registrados, na zona de conflito, gerando um trauma.


Assim,ela não irá para a ME, ficará plantada na MUC como janela doentia. Trabalhe os papéis da memória para não formar zonas de conflitos.  A emoção não apenas determina a qualidadedo registro das experiências, mas também o grau de abertura da memória. Emoções tensas podem fechar a área de leitura da memória (Janela), fazendo-nos reagir sem inteligência, por instinto.

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