sábado, 23 de novembro de 2013

Golpe Inteligente...






O fenômeno do fim da existência e as indagações do espírito humano por desvendar essa origem reforçam a tese de que procurar Deus não é sinal de fraqueza humana, mas da grandeza da sua inteligência. A procura pelo Autor da existência é um golpe inteligentíssimo do intelecto. Até quando uma pessoa discute seu ateísmo, ela está procurando compreender e aliviar suas inquietações existenciais. A frustração da ciência: a implosão do ateísmo Questionar a existência de Deus é oportuno, pois sabemos que a humanidade está atravessando uma crise nunca antes vivida. A ciência avançou no século XX mais do que em todos os séculos passados. Agora, em pleno terceiro milênio, o conhecimento dobra numa velocidade espantosa. No passado, dobrava a cada duzentos anos, hoje dobra a cada cinco ou dez anos.  




A ciência, no início do século XX, prometeu muito para o ser humano. Ela traria o paraíso para a terra, promoveria a igualdade, fraternidade, justiça, direitos humanos,  distribuição de alimentos. A ciência seria o deus da humanidade. Muitos acreditaram nessa promessa e nos paradigmas do conhecimento e, assim, se tomaram ateus. Houve uma explosão do ateísmo na primeira metade do século XX. A ciência prometeu muito, mas não cumpriu suas promessas. Como vimos, a solidão, o estresse, a ansiedade, os sintomas psicossomáticos,  a síndrome SPA, a depressão, as crises nos relacionamentos e a farmacodependência têm atingido patamares importantíssimos.



 A desigualdade entre as nações, a fome que acomete  milhões de pessoas, o terrorismo, a discriminação e as guerras não foram extirpados.
Então se descobriu que o problema não estava na ciência, mas nos solos da psique e do espírito humano. A ciência avançou muito, o ser humano avançou pouco, em vários aspectos, regrediu. A decepção da ciência despertou a humanidade. O ateísmo foi implodido. As pessoas voltaram-se para a espiritualidade, os cientistas voltaram-se para a idéia de Deus.  Para alguns cientistas da física, o mundo físico não pode ser completamente "matematizável", ou seja, ser explicado e mensurado pela matemática, pois tem muitos fenômenos inexplicáveis que ultrapassam os limites da lógica.



 Há diversos cientistas afirmando que a teoria quântica na física, que é tão importante como a teoria da relatividade de Einstein, concebe a idéia de que há um Deus no Universo...
...os físicos têm suas razões para crer em Deus. Contudo, os pesquisadores da psicologia, na minha opinião, se conhecessem mais detalhadamente o campo da energia psíquica e o processo deconstrução de pensamentos, teriam mais motivos do que os físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário