domingo, 12 de janeiro de 2014

PAIQ

 Se sinta muito feliz se esse livro "Doze semanas para mudar uma vida", chegar em suas mãos! Pode ter a certeza que não foi por acaso, serei ousada: algo precisa mudar em você...e não fique triste por isso, mas grato(a), pela a oportunidade que a vida está te dando, de ainda, poder mudar algo, acrescentar algo e ter qualidade de vida em sua vida! Todos nós temos algo que gostaríamos de mudar, de fazer, de "crescer"...

A primeira pergunta que nos vem à mente ao lermos o título deste livro, certamente, é:  mas será possível mudar uma vida em doze semanas?? 



A resposta vem aos poucos, a partir do momento em que iniciamos o que é chamado pelo autor do Programa da Academia de Inteligência de Qualidade de Vida (PAIQ), que visa desenvolver a inteligência, enriquecer a emoção e promover a saúde psíquica . O livro traz a proposta de que se reúna um grupo de pessoas para, semanalmente, ler, estudar e refletir sobre um de seus capítulos.

Em 20 anos de estudos, Dr. Augusto Cury percebeu que nossa sociedade tem adoecido: "As tristezas estão aumentando, a solidão está se expandindo, o diálogo está morrendo, as discriminações chegaram a patamares insuportáveis, os pensadores estão morrendo, a qualidade de vida está se deteriorando". Por isso, ele produziu o instituto que dirige: o PAIQ. Um programa de psicologia aplicada, podendo em doze semanas, detectar os pontos necessários de mudança, para poder ter qualidade na vida.
Esse Programa é dividido em 12 semanas, portanto, 12 assuntos, que chamamos de 12 Leis ou Ferramentas. Cada semana, em grupo, lemos o capitulo, conversamos sobre ele e durante a semana toda, praticamos com exercícios propostos. No próximo encontro, comentamos (se quiser) como foi praticá-los, quais os resultados e assim crescemos juntos.
O legal do grupo, é que conforme passa os dias, ficamos próximos e as trocas de experiências são fantásticas. Sem contar nos puxãozinhos de orelhas que levamos quando não fazemos as lições da semana...rssss. Há pessoas que me perguntam se é possível fazer o PAIQ sozinho. Sim, é! Mas é preciso muita disciplina. No grupo há o orientador que comanda as leituras que são rigorosamente feitas, sozinho, talvez não leia todo o capítulo, não faça os exercícios por não ter uma certa cobrança. Mas conheço pessoas que já fizeram sozinhas e deu o mesmo resultado: mudaram suas vidas!

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Cler e penso criar um grupo para estudar e colocar em prática na minha vida, poderia estudar sozinha mas não sou nem um pouco disciplinada além de que priorizaria tudo na vida de filhos, marido e deixaria aos poucos o estudo de lado, esta é uma das razões forte para a criação do grupo, e pesquisando cheguei até vc onde suas palavras em encorajaram ainda mais, ate tomei a liberdade e copiei alguns trechos para fazer a chamada para o grupo enfim...Te agradeço pelas palavras e ajuda e se possível gostaria de manter contato contigo. Meu e-mail: sol319@hotmail.com. abraços

    ResponderExcluir