terça-feira, 16 de abril de 2013

MUC e ME



Onde as experiências são registradas? Primeiramente, na MUC (Memória de Uso Contínuo), que é a memória utilizada nas atividades diárias, a memória consciente. 
As experiências tensas são registradas no centro consciente e, a partir daí, serão lidas continuamente. Com o passar do tempo, à medida que não são utilizadas com freqüência,  vão sendo deslocadas para a parte periférica da memória,  chamada de ME (MemóriaExistencial). 

Veja dois exemplos:
* Alguém acabou de elogiá-lo. Você registra na MUC. Leu diversas vezes esse elogio. No dia seguinte, você não o lerá tanto. Na semana seguinte, é provável que já não o leia mais. Entretanto, esse elogio não foi apagado,  foi para o território inconsciente, para a ME. Continuará influenciando a sua personalidade, porém com menor intensidade. 
* Você acabou de dar uma conferência e perdeu o raciocínio no meio da preleção. Não conseguiu falar o que queria, estava nervoso. As pessoas perceberam sua insegurança. Você registrou essa experiência na MUC. 
Se você conseguiu filtrá-la,  através de criticá-la e compreendê-la,  ela foi registrada sem grande intensidade. Mas se não conseguiu proteger sua memória,  ela foi registrada intensamente. Nesse caso, será lida com freqüência,  produzirá milhares de pensamentos angustiantes,  que serão registrados, gerando uma zona de conflito, um trauma. Assim, ela não irá para a ME,  ficará plantada na MUC como janela doentia. 


Trabalhe os papéis da memória para não formar zonas de conflitos.  A emoção não apenas determina a qualidadedo registro das experiências, mas também o grau de abertura da memória. Emoções tensas podem fechar a área de leitura da memória (Janela), fazendo-nos reagir sem inteligência,  por instinto. 
Em alguns momentos, entramos em janelas belíssimas e produzimos pensamentos que cultivam belas emoções, em outros,  entramos em janelas
doentias que promovem tormentos, angústias e desolações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário