Nossos erros históricos relativos à memória parecem coisa de ficção. Há
milênios atribuímos à memória funções que ela não tem. Há graves erros no
entendimento da memória tanto na psicologia como na educação. A ciência desvendou pouco
os principais papéis da memória. A teoria da Inteligência multifocal vem
contribuir humildemente para corrigir algumas importantes distorções nessa área
fundamental...
Milhões de professores no mundo estão usando a memória
inadequadamente.
O registro da memória depende da vontade humana?
Muitos cientistas pensam que sim. Mas estão errados. O registro é automático e
involuntário. A memória humana pode ser deletada como a dos computadores? Milhões
de usuários dessas máquinas crêem que sim, mas é impossível deletá-la, pois Nos computadores, a tarefa mais simples
é deletar ou apagar as informações. No homem, ela é impossível, a não ser por
lesões cerebrais, como um tumor, um trauma crânio-encefálico ou por degeneração celular (alzheimer).
Você pode tentar com todas as suas forças apagar seus conflitos, pode tentar
com toda as suas habilidades destruir as pessoas que o machucaram, bem como os
momentos mais difíceis de sua vida, mas não conseguirá.
Há duas maneiras de
resolvermos nossosconflitos, traumas, transtornos psíquicos:
1- Reeditar O
filme do inconsciente;
2- Construir janelas paralelas às janelas doentias da
memória.
Precisamos compreender os papéis básicos da memória para encontrar ferramentas
para poder expandir nossa inteligência, enriquecer nossas relações e reconstruir
a educação.
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