quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Qual é o objetivo ??

Bem, acabado já há algum tempo, o PAIQ a Distância com Hadji, fiquei pensando o que seria legal postar pra vocês a fim de que todos nós possamos sermos cheios, mesmo longe um dos outros...
Tem um livro que comecei a escrever, porém, como a gente é muito critico demais, as vezes, eu sempre volto para ler e ver o que é demais, o que é forte demais, ou que realmente deve ficar, e ai, hum....o livro nunca acaba! Ai estive pensando, o que faço as vezes (rsss), qual seria o meu maior objetivo em escrevê-lo, e é claro que é edificar pessoas, mostrar a todos que lerem, que é possível ser um adulto feliz de verdade, mesmo tendo uma infância ruim ou péssima....então decidi começar a escrever aqui no Blog o que eu gostaria que fosse para um livro, o resultado, eu creio, será o mesmo ou ainda maior e melhor, dependendo de como se encara o que se lê!
O mais difícil é escolher por onde começar...rssss....não sabia se começava por mim, ou por tudo que já ouvi, vi, presenciei, caminhei junto, ouvi falar dentro de grupos de PAIQ feitos em minha sala de casa, (através das pastas), nas escolas, em igrejas, em setores diversos dentro da prefeitura, em casas de pessoas, no Hospitail onde realizo Capelania usando a Dra Alegria com estratégia e em atendimentos individuais.
Falar de mim, de minhas dores, de meus traumas e conflitos passados é fácil hoje, nada me doe ou corroi, falo com naturalidade para edificar vidas, sou uma pequena ovelha sarada e posso "gerar" ovelhas com tudo que vivi...antes me culpava muito, culpava meus pais, a religiosidade que vivi e tudo que me marcou, mas aprendi que eu precisava disso, precisava aprender na pele o que é se levantar, perdoar, começar de novo...entendi que precisava agradecer, isso! Agradecer!
Hoje, quando pessoas estão na minha frente perdidas na dor, no sofrimento, no cárcere da emoção, eu respiro fundo, aliviada e tranquila por saber como ajudar....parece loucura isso, mas é  a  real ! Foi na loucura de meus pais que aprendi a cuidar das minhas, então devo ainda, agradecer!
Quando pessoas me falam que não conseguem perdoar a própria mãe, ou o pai, quando me falam que estão a ponto de pedir o divorcio e acabar com tudo, quando me falam que querem tentar suicídio....ah, eu penso comigo: você está no lugar certo! Eu te entendo e posso te dar colo....posso ajudar, posso te orientar.
Quando penso em uma parte ruim da minha vida, é difícil logo trazer a memória, preciso pensar um pouco, porque eu trabalhei muito nelas a nossa 2º Ferramenta de Contemplar o Belo mesmo no caos e fazer um oásis no deserto...confesso que ainda preciso melhorar muito atualmente, pois a natureza humana é uma coisa....sempre nos pegamos reclamando de algo ou dando "bola" fora...mas fazer da minha vida uma Festa tem sido um Prazer!!
Bem, então, decidi apenas começar...falar um pouquinho de mim, das minhas próprias experiências e de tudo que tenho aprendido com pessoas.
Quando comecei a formar grupos e orientar pessoas dentro do PAQ, pouco eu tinha de conhecimentos de psicologia, de como resolver traumas e conflitos, de como ajudar de verdade pessoas a serem mais leves, livres e terem Qualidade de Vida Boa.
Aprendi  muito com a Leticia, minha psicóloga, perguntando, questionando, tendo muitas conversas com ela, li alguns livros,fiz inúmeras pesquisas sobre doenças mentais, genéticas, sindromes , me informei sobre reações em casos de dor, de sofrimento, de confusão de mentes brilhantes mas extremamente engessada,ouvi pessoas, entendi pessoas e atitudes,e também  ajudando-as  a se livrarem de  coisas pequenas mas tão frustrantes...lembram de uma cena do filme de Patch Adams- o amor é contagioso onde ele ajuda um colega de quarto no hospício? quando o maluquinho quer fazer xixi mas não consegue nem se mexer, vê esquilos por toda a parte do quarto, e Patch o observa e resolve armar uma "bazuca" e mata um por um, o alivio maior é quando ele ouve o barulhinho do xixi.... ah, amoooo essa parte! não me canso de ver e toda vez eu me emociono, choro...lembro que eu faço o mesmo, ajudo pessoas a se livrarem de seus "esquilos", assim como um dia alguém me ajudou com os meus... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário