quarta-feira, 22 de maio de 2013

Haja Emoção...


Os jovens são ensinados durante anos a resolver os problemas da matemática, mas não seus problemas existenciais. São ensinados a enfrentar as provas escolares, mas não as provas da vida: as rejeições, as angústias, as dificuldades. São ensinados a conhecer as entranhas dos átomos, mas não seu próprio ser.  Deveríamos ter aprendido desde a infânciaque devemos e podemos administrar a emoção para contemplar o belo, libertar a criatividade, resgatar o sentido de vida, debelar o medo, dissipar a insegurança, controlar a agressividade. Muitos são marionetes do seu mau-humor e estresse.
O grande problema do processo da leitura da memória, construção de pensamentos e transformação  da energia emocional é que o "eu", que representa a capacidade de escolha, só toma consciência deles numa etapa posterior. Isso pode algemar sua liderança...veja:

Ao assistir a um filme de terror, você (seu "eu") pode desejar não sentir medo pois sabe que por detrás das cenas existem câmeras, diretor de imagem, assistente de produção, iluminador. Mas quando a porta começa a ranger, o Gatilho da Memória abre uma janela contendo seus medos do passado. Isso produz pensamentos inconscientes, que transformam a energia emocional. Tudo é realizado em frações de segundos. Você prometeu que não queria sentir medo, mas o medo surgiu no teatro da sua mente antes que você conseguisse dominá-lo. Usando a figura do teatro, o maior desafio do "eu" é controlar, dissipar e administrar  o medo e a ansiedade depois que eles surgem. Em qualquer experiência, os primeiros pensamentos e emoções surgem antes da consciência do "eu". O "eu" deve sair da platéia, entrar no palco e dirigir a peça dos pensamentos e emoções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário