segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

EAD-do PAIQ-4º Lei- Exercícios e Práticas Hadji



“ Sono Restaurador”

>> PENDÊNCIAS DA SEMANA PASSADA:
Como prometido, abracei 02 pessoas estranhas por 15 segundos esta semana e compartilhei com elas pensamentos, sentimentos e momentos edificantes! Yes! FEITO!

>> QUESTÕES DO LIVRO:

1) SEU SONO TEM SIDO REPARADOR? ACORDA CANSADO?
R: Mesmo antes de iniciar o PAIQ tenho tido o cuidado de dormir bem. De modo que, em geral, tenho conseguido me “desligar” dos problemas diários e ter um sono restaurador. O que de fato tem ajudado muito para a qualidade de meus dias: Boas noites, bons dias!
 
2)  VOCÊ SE ATOLA EM ATIVIDADES? PENSA EXCESSIVAMENTE?
R: Hoje não mais. Fiz muito isso e o resultado foi desagradavelmente devastador. Não faço mais! Hoje procuro ter uma vida útil e produtivamente ocupada, mas não “atolada”. Costumo planejar meu dia a cada manhã com coisas que preciso e desejo fazer, das mais urgentes para as que podem esperar, dai uso a lista como guia, mas de forma flexível e adaptando-a a novas tarefas e/ou necessidades que possam surgir. Assim, busco utilizar de forma útil às horas de meu dia e o que não puder ser realizado hoje (se ainda for necessário) entra nas prioridades da lista do dia seguinte. Assim, vivo um dia de cada vez e me concentro no que estou fazendo e não naquilo que estou deixando de fazer.

3) VOCÊ SABE SE PROTEGER? VOCÊ É UMA PESSOA COMPREENSIVA OU IMPULSIVA?
R: Já fui MUITO impulsivo, hoje busco compreender e aceitar o momento do outro. Percebi que o problema não é “o que o outro faz”, e sim, o quanto PERMITO que isso me afete. Tenho meus aborrecimentos, é claro, mas em geral, mudo o foco de quem me aborreceu para “o que” e “porque” estou sentindo... Dai uso de empatia para com o outro e acalmo minhas emoções. Felizmente tem funcionado! Em alguns minutos consigo recuperar o equilíbrio, perdoar e seguir em frente!

4) A QUEM VOCÊ NÃO CONSEGUE PERDOAR? VOCÊ TEM DIFICULDADE DE SE PERDOAR? É MUITO EXIGENTE CONSIGO MESMO?
R: Durante minha longa crise depressiva, enquanto lutava para sair daquele estado, percebi que: Quanto mais LUTAVA, mais me afundava e angustiava emocionalmente! Isso, porque a “luta interna” agitava ainda mais minhas emoções, principalmente em relação às coisas que fugiam a meu controle. Percebi que, havia coisas que eu podia fazer e controlar, e outras que não. Havia coisas que eu tinha feito, ou deixado de fazer, que causaram prejuízos a mim e a outros, mas, que naquele momento, eu não tinha como consertar ou voltar atrás e refazer... Eram coisas que a angustia ou culpa não consertariam... Daí me vi obrigado a “aceitar” minha incapacidade imediata de resolver todos os problemas e minha capacidade de concentrar-me e resolver num problema de cada vez... Assim, resolvi começar CUIDANDO DE MIM, para depois, cuidar dos problemas! Procurei então, ser menos duro comigo e aceitar o fato de que sou um ser humano finito e falho, como todos os outros, e que o PERDÃO devia começar por mim, ou seja, pelo AUTO PERDÃO. Não justifiquei meus erros, mas, aceitei o fato de ter errado e busquei parar de me culpar e começar a resolver, mudar, as coisas. Havia coisas que podiam ser mudadas, outras não... Dai, a culpa cedeu lugar a experiência e a inércia lugar a atividade.  Assim, tenho praticado errar menos, mas compreender que “errar” faz parte de meu aprendizado de vida, assim como saber me perdoar e seguir em frente... Claro que há coisas que ainda não consegui resolver, ou compensar de alguma forma, que ainda me incomodam, mas procuro não permitir que me desestabilizem emocionalmente me tornando inerte e/ou improdutivo. O mesmo se dá com os defeitos dos outros, aprendi que não tenho o direito de criticar, ofender-me ou zangar-me com as pessoas, só porque “seus pecados” são diferentes dos meus... E às vezes, nem são tão diferentes assim! Logo, tenho praticado o Perdão como balsamo para minha alma e bandeira de paz para com o outro.


RELATÓRIO:

Por vezes ainda deito preocupado com afazeres e acordo no meio da noite, mas, felizmente, tais ocasiões são cada vez mais raras!
Quanto as pessoas que “ainda” me incomodam, tenho evitado pensar de forma negativa em relação a elas. Quando percebo que estou realimentando pensamentos e sentimentos negativos, busco pensar em suas qualidades, oro por seu bem estar, procuro tratá-las bem e servi-las... Não é fácil, mas tem funcionado!
Tenho procurado alimentar minha mente apenas com bons pensamentos e sentimentos antes de dormir, e isso tem favorecido boas e reparadoras horas de sono.
Uma das coisas que AINDA tenho dificuldades é na prática diária de exercícios físicos... Também essa é uma das coisas que tenho protelado... Sei que é simples, sei que só me fará bem, mas ainda não me decidi de VERDADE a fazê-lo, ao contrário, fico arrumando desculpas e justificativas para não iniciar... Tolo né? Sei que sim, mas também sei que em breve isso também terá mudado... Em breve, muito breve, relatarei aqui o inicio desta mudança de hábito.
Tenho lido antes de dormir e evitado ver TV. Tirei a TV do quarto... TV só na sala! No quarto apenas bons e poucos livros próximo à cabeceira da cama.

CONCLUSÃO: 

Apesar da correria do dia a dia, e eventuais atrasos na entrega dos relatórios, tenho praticado de maneira SÉRIA o PAIQ, pois só eu sei o quanto PRECISO me REEDUCAR mental e emocionalmente a fim de ter uma cada vez melhor Qualidade de Vida. É o tipo de coisa que SÓ EU posso fazer por mim mesmo! Mas, também sei que o excesso de RIGIDEZ também pode atrapalhar todo o processo, pois a VIVENCIA das 12 Leis, uma a cada semana, deve ser algo AGRADÁVEL, PRAZEROSO, uma DIVERSÃO e não AUTOPUNIÇÃO. Assim, com responsabilidade, compromisso, mas ao mesmo tempo com flexibilidade e alegria, cheguei à QUARTA SEMANA! YES!
E “vamo que vamo”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário