sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

EAD-do PAIQ-5ºLei- Exercícios e Práticas- Hadji




RESPOSTAS e RELATÓRIO SEMANAL:

PAINEL I (Livro):

1- SEUS PENSAMENTOS O PERTURBAM? O QUE VOCÊ PENSA E QUE LHE ROUBA A PAZ?
R: Se me distraio e permito que o auto fluxo e o Gatilho da Memória funcionem livremente, eventualmente vêm à tona pensamentos e emoções desagradáveis. Tenho praticado “observar” meus pensamentos e emoções, o que tem me ajudado a não cair nas armadilhas desses sistemas automáticos da mente. Quando me distraio e permito que minha mente divague, caindo em uma armadilha mental, percebo que, invariavelmente, o que me rouba a paz não é um assunto ou pensamento especifico, mas emoções despertadas por cadeias de pensamentos desgovernados e relacionados com temas ou experiência passadas que me incomodam ou causam algum tipo de insegurança ou culpa. Daí, quando percebo a mudança emocional, observo quais pensamentos estão ativos e desenvolvendo aquelas emoções desagradáveis...daí passo a observá-los, analisá-los, questioná-los, e a desenvolver uma auto argumentação contrária (o que o Dr. Cury chama de D.C.D)...e com a mudança de pensamentos, muda-se também o estado emocional, retornando então minha mente ao reequilíbrio...Pra mim tem funcionado! Felizmente! \0/.
OBS: Nem sempre é fácil analisar os próprios pensamentos e perceber quais me incomodam e porque incomodam. Por vezes eles (os pensamentos) são mais rápidos que eu!  “Somem” (ou escondem-se no subconsciente) cedendo lugar para os novos pensamentos, o que muda meu estado emocional, mas, na próxima distraída que eu der, lá estão “eles” novamente para me azucrinar!kkkkk....ainda bem que aprendi a levar na esportiva e ver o “belo” até nessas intromissões!

2- ALGUM SENTIMENTO DE CULPA O PERTURBA? VOCÊ NÃO CONSEGUE SE PERDOAR POR ALGO?
R: Infelizmente, alguns... Tenho me perdoado... Entretanto, honestamente, ainda não sei qual a extensão e completude desse perdão. Talvez, por haver ainda assuntos pendentes relacionados a tais assuntos. Mas, à medida que tenho conseguido, de alguma forma, reparar erros e danos passados, tenho conseguido acalmar minha mente e encontrar paz sobre a questão. Contudo, parece que enquanto houver pendências, há autoconfiança e consequente culpa. No entanto, estamos cuidando tanto da reparação (sempre que possível) quanto da mudança de perspectiva e eliminação da culpa... Estou no processo, e confiante!



3- VOCÊ SOFRE POR ANTECIPAÇÃO? PERTURBA-SE POR COISAS QUE NÃO ACONTECERAM?
R: Não mais. Vivo um dia de cada vez e da melhor maneiras possível. Ao me deparar com um inicio de ansiedade e preocupação, volto minha atenção para o presente, para o agora, e tento perceber o que posso fazer naquele momento ou nas próximas horas para que o resultado, daquilo que me preocupa, seja o mais positivo possível. Daí, retomo o controle emocional, pois sei que estou fazendo o que posso. Acho que meu problema é sentir que não fiz tudo o que podia, uma vez que o faça, me tranquilizo e retomo a serenidade e alegria!
4- VOCÊ SENTE QUE É AFETADO PELA SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO (SPA)?
R: Não mais. Já fui. Quase enlouqueci! Mas, me cuidei e aqui estou eu! Não foi fácil, nem rápido... Mas, hoje não tenho mais este problema. Yes! \0/

PAINEL II:

RELATÓRIO: ACREDITO QUE EM GERAL EU ESTEJA INDO BEM. ISSO PORQUE, MESMO ANTES DE INICIAR O PAIQ, EU JÁ ESTAVA ME OBSERVANDO E PROCURANDO COMPREENDER O PORQUÊ DE TAIS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS. LI E PESQUISEI MUITO A RESPEITO. POR QUÊ? PORQUE NÃO ACEITAVA MEU ESTADO DE “DOENTE EMOCIONAL”. EU NÃO NASCERA ASSIM, NÃO ESTAVA ME AJUDANDO EM NADA E EU RESOLVI ME CURAR! ENTÃO ENCONTREI A TEORIA MULTIFOCAL DO AUGUSTO CURY, COM A QUAL ME IDENTIFIQUEI. DAÍ PARA FAZER O PAIQ FOI UM “PULINHO DE AMARELINHA”, rsrsrsrs... ASSIM, EMBORA AINDA ENCONTRE MUITAS DIFICULDADES EM LIDAR COM OS PENSAMENTOS E MUDAR VELHOS HÁBITOS, CREIO QUE, DE MANEIRA GERAL, ESTOU INDO BEM... AO MENOS, NO PROCESSO...
CONCLUSÃO: O PAIQ (PRA MIM!) TEM FUNCIONADO, PORQUE ESTOU COMPROMETIDO EM DE FATO FAZÊ-LO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário