sábado, 19 de março de 2016

EAD-do PAIQ- 7º Lei



Trabalhar os Papéis da Memória é:


·   * Descobrir como é o registro, o arquivo e como utilizo as informações da memória;

·   * Entender a formação dos traumas e zonas de conflito inconscientes na memória;

·   * Entender o papel da  Emoção no processo de abertura de janelas e na construção dos pensamentos;

·   * Aprender a proteger a memória e filtrar os estímulos estressantes;

·   * Não entulhar a memória de “lixo”;

·   * Expandir a arte de pensar.
> Os registros no ser humano é involuntário realizado pelo fenômeno RAM (registro automático da memória). Cada ideia, pensamento, reação ansiosa, momento de solidão, período de insegurança é registrado em sua memória e fará parte de você. Diariamente plantamos flores ou acumulamos “lixo” nos solos da nossa memória! Quanto mais tentarmos rejeitar uma pessoa que nos perturbou, uma perda, uma rejeição, mais será registrado e construirá milhares de pensamentos. 
> Para filtrar os estímulos estressantes não posso ter raiva, ódio, rejeitar ou reclamar, mas entendendo, ver por outro lado, usar essa critica para crescer e determinar não ser escravo desse pensamento.
 A Emoção é que determina a qualidade desse registro. Mais emoção, mais registro. Você registra milhões de informações por ano, mas resgata frequentemente as experiências que mais colocou emoção(foi muito forte) como as perdas, as alegrias, os elogios, os medos e as frustrações.
·  > MUC- memória de uso continuo ( atividades diárias e memória consciente).

·  > ME- memória da vida (tipo de arquivo).


As experiências tensas são registradas na MUC, serão lidas sempre. Com o passar do tempo, a medida que não são utilizadas com frequência, vão sendo deslocadas para a ME. As vezes registramos algo com muita emoção e ai não vai ser arquivado na ME. Fica na parte central da minha mente e forma uma janela doente, uma zona de conflito, um trauma. 
Pequenos problemas, uma prova ou a imagem de uma barata podem gerar uma crise de ansiedade a qual fecha áreas nobres da memória e impede a passagem da inteligência, liberando a “burrice”. Em alguns casos, o volume de ansiedade ou sofrimento pode ser tão grande que você reage sem nenhuma lucidez.
>> Toda vez que tiver uma experiência que gera alta carga emocional ansiosa, você tem que atuar!
 Pouco a pouco podemos perder saúde emocional se não filtrarmos os estímulos estressantes e protegermos a memória. É possível ter uma vida adulta infeliz, mesmo tendo tido uma infância feliz. Mas também é possível, através do gerenciamento dos pensamentos e das emoções, ter uma vida adulta saudável, mesmo tendo tido uma infância traumática. Há ricos que vivem miseravelmente e há miseráveis que fazem de cada dia um novo dia. Eles não possuem roupas de marca, carros luxuosos, casa na praia, mas sua memória é um jardim onde brotam  espontaneamente ricas emoções e belos pensamentos. Seus invernos são curtos e suas primaveras são longas. Se você quiser trabalhar os papeis da memória com sabedoria, precisa viver as demais leis da Qualidade de Vida do PAIQ. Creio que você está entendendo que uma lei depende da outra. Decida mudar seu estilo de vida se ele for estressante, gaste tempo Contemplando as pequenas coisas da vida, Liberte sua criatividade, treine colocar seus pensamentos debaixo do seu controle, dê um choque de lucidez na sua emoção. Se fizer isso, seus dias serão felizes, mesmo atravessando seus desertos, suas manhãs serão irrigadas pelo orvalho, seu sorriso será espontâneo e prolongado. 

Pedro e Judas traíram Jesus. A diferença entre os dois é o arrependimento. Quando Pedro viu que havia errado, foi até Jesus, falou o que tinha feito, pediu ajuda, decidiu mudar e escreveu sua Nova História. Judas viu que havia errado, não se arrependeu, fugiu, decidiu não escrever mais nada, se suicidou. Todos nós temos um pouco de Judas: traímos nossa Qualidade de Vida, uma ofensa levou a ira.Você prometeu que amaria mais, que sorriria mais, seria mais responsável e não foi?

 Tarefa da Semana

·   ** Anote todos os seus medos e dê um choque de lucidez em cada um deles.

·   ** Há uma diferença entre Judas e Pedro: com qual dos dois você se parecesse mais?


Frase de Semana: 

“ Você nasceu com apenas dois medos: o de cair e o de ruídos. Todos os outros foram adquiridos! Livre-se deles!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário