sexta-feira, 4 de março de 2016

EAD do PAIQ- 6° Lei



Administrar a Emoção é:

* Ser livre para sentir, mas não ser prisioneiro dos sentimentos;
* Dar um choque de lucidez (inteligência) em nossos medos, angustia, ansiedade, humor triste, agressividade, impulsividade;
*  Tentar desenvolver : a mansidão, a tranquilidade, a tolerância, a serenidade, a bondade, a gentileza, a satisfação, a vontade de viver e o amor.
* Reciclar as emoções que bloqueiam a inteligência e nos fazem reagir sem pensar.
* Ser jovem e ser livre na minha emoção.

A emoção pode gerar a mais rica liberdade ou a mais triste prisão. Muitos vivem nessa prisão dentro de si. É impossível dominar a emoção completamente, pois a alegria muda com a ansiedade, a ansiedade muda com a tranquilidade, que muda com a apreensão. Mas mudanças fortes vem de uma emoção doente, embora há essa mudança, a emoção saudável tem mais momentos de prazer e tranquilidade do que de tristeza e ansiedade.  
* Saudável> uma mãe nunca desiste de um filho, mesmo que ele a decepcione. 
* Doente> uma ofensa pode estragar a semana, uma critica pode gerar insônia, uma perda pode destruir uma vida.
O Gatilho da Memória  abre grupos de arquivos (janelas) diante de algo. Essa janela é lida, produz pensamentos que transformam as emoções. (o som de uma musica, o ranger da porta). O problema é que o Eu só tem consciência depois que essas janelas se abrem, ai posso escolher onde colocar mais emoção. * Ansiedade> é um estado da mente em que ocorre uma produção em excesso de pensamentos e emoções tensas. Uma ansiedade da vida é normal pois nos anima a romper o conformismo, lutar pelos seus sonhos, alimentar nossa curiosidade e há a destrutiva que é mais intensa(crônica) e bloqueadora.Os sintomas são: irritabilidade, intolerância, insatisfação, instabilidade, inquietação, transtorno do sono, e as vezes, sintomas psicossomáticos: dor de cabeça, gastrite, tontura, nó na garganta, pressão alta, queda  de cabelo, dor muscular. Esses sintomas surgem quando a ansiedade não é resolvida na mente e vai procurar um órgão de choque(de saída). No coração gera taquicardia, na pele coceira, nos pulmões falta de ar.As mais graves são as fobias, a síndrome do pânico (sensação que vai morrer ou desmaiar), o TOC- transtorno obsessivo compulsivo (ideias fixas, rituais ou comportamentos repetitivos), o TAG- transtorno de ansiedade generalizada (inquietação e irritabilidade acompanhada com frequência dos sintomas psico.), o estresse pós traumático (ansiedade que vem por traumas físicos e psíquicos como perdas de pessoas, perda de de emprego, divorcio ou acidentes).
 * Depressão> depressão maior(pessoa que sempre foi alegre, mas por vários motivos, perdas, frustrações, separação, pensamentos negativos tem uma crise depressiva). Depressão distímica (pessoa que sempre foi triste e pessimista desde a adolescência). Depressão reacional( humor triste resultando de uma trauma ou perda). A depressão não é um estado de tristeza temporário, mas uma doença, ela representa o último estágio do sofrimento humano.
** Jesus era capaz de administrar sua emoção nos focos de tensão e não aceitava ser escravo do medo, do desespero, dos pensamentos negativos e nem das coisas que aconteciam ao seu redor. Era livre dentro de si.
Tarefa da semana

*Ficar 48 horas sem internet, sem jogos, sem celular, sem computador...fora do ar! Se precisar falar com alguém ou dar um recado, vá até a pessoa, na casa dela...
* Praticar com uma pessoa da sua casa a “ Panela terapia”. Escolha uma receita que nunca fez. Vá ao mercado comprar exclusivamente os itens da receita.

Frase da Semana:
“ A mente que se abre para uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário