quarta-feira, 2 de março de 2016

EAD do PAIQ-5º Lei- Comentários Meus

Pense por um instante o que um Gerente faz numa loja. Imagine  ele sendo chamado para resolver problemas com clientes que estão insatisfeitos com as mercadorias que adquiriram...no mínimo ele pedirá uma fila ou distribuirá senhas, e um a um, conversará e tentará resolver. Quando leio o título de nosso capítulo " Gerenciar os Pensamentos" é essa ideia que me vem a mente, que  sou a Gerente da minha pequena lojinha e é meu dever colocá-la em ordem, gerenciando tudo aqui dentro! Quando começamos a esquecer as coisas do dia  a dia, é porque nossa mente está super lotada de pensamentos, de coisas para fazer, para resolver, para colocar em ordem e começa a guardar numa parte do cérebro como um arquivo, sem separar o que é mais importante...assim que vamos resolvendo e vai sobrando espaço, nosso cérebro vai até o arquivo e traz até a parte central para então também resolvê-los e é aqui que levamos aquela baita susto, colocamos a mão na cabeça, ficamos com uma tremenda raiva da gente mesmo por ter esquecido algo tão importante. Pelo fato de o cérebro não ver as prioridades do momentos,  há coisas muito importantes que esquecemos (tipo: um filho na escola, de dar um telefonema muito sério, de ir a uma consulta marcada a tanto tempo...nos casos mais graves de esquecimento, pais esquecem seus filhos dentro de carros e os levam a morte).
A falta desse gerenciamento dos pensamentos pode produzir depressão, ansiedade e estresse. As pessoas estão cada vez mais pressas dentro de si, que estão quase que se esquecendo do mundo de fora...esquecer de se divertir, de sorrir, de perceber as pessoas nos locais....tenho me atentado muito a esse gerenciamento pois sei que ainda sou muito falha na parte de dar a devida atenção ao que as pessoas estão falando...por exemplo: meu esposo e filhos vem falar algo pra mim...eu tão cheia de pensamentos, uns ainda em construção (rsss) e eu só vejo eles mexendo a boca, não entendo uma palavra, mas as vezes eu até respondo....passa alguns minutos e lá vai  eu perguntar a eles o que eles acabaram de me falar....lendo isso dá até vontade de rir, mas sinceramente, como isso é ruim pra eles! E isso não foi eu quem descobriu sozinha não, foi fazendo minha tarefa da 8º semana!!!  Foi ouvindo eles...que coisa né!?!  Interessante a gente estar na 8º Lei e voltar  pra terminar a tarefa da 5º....
O que me ajudou muito foi fazer a "faxina" nos solos da mente que Jesus fazia que estão nas páginas 108 e 109 do livro: " Ele governava seus pensamentos, criticava silenciosamente as ideias que lhe assaltavam a paz. Só admitia pensar nos problemas futuros o suficiente  para tomar consciência deles e se preparar para supera-los. Ele determinava viver apenas os problemas reais do presente. Estimulava seus discípulos a penetrar em seu mundo para serem lideres de si mesmos, lideres das suas ideias, seus medos, arrogâncias e inseguranças. Nos textos dos evangelhos, aos olhos da psicologia, Ele fazia muitas perguntas as pessoas porque almejava que elas abrissem o leque da inteligência e que pensassem antes de reagir, se questionassem, criticassem suas ideias e governassem sua mente. Ele foi o Maior formador de pensadores, mas  Não de pessoas coitadinhas, frágeis, sem direção e sem consciência critica!"
Com tudo isso, procuro me atentar apenas ao que está diante dos meus olhos e nas minhas mãos. Faço as coisas mais com calma, me atentando a detalhes e quando percebo que estou acelerando de novo, respiro e começo o Gerenciamento!
Também pedi ajuda ao meu esposo e aos meus filhos, expliquei essa dificuldade, essa falha...temos nos entendido. Não é fácil, sabe, mas é possível, se você quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário