sexta-feira, 25 de março de 2016

EAD-do PAIQ- 7º Lei- Exercícios e Práticas Hadji



·    * Há uma diferença entre Judas e Pedro: com qual dos dois você se parece mais?
R: Quero crer que estou mais pra Pedro que pra Judas, pois tenho buscado com honestidade olhar-me no “espelho da alma” a fim de reconhecer, me arrepender e mudar atitudes, pensamentos e emoções viciadas e que tem atrapalhado meu desenvolvimento como ser humano, e minha consequente qualidade de vida

* Você prometeu que amaria mais, que sorriria mais, seria mais responsável e não foi? 
R: Na verdade não prometi que o faria, mas tenho orado a Deus (sim creio em Deus! E creio que com o auxilio dEle, mesmo que a coisa não se torne mais fácil, com certeza torna-se MAIS possível!) e rogado que me ensine a AMAR, me ensine a SORRIR de verdade e me conceda sabedoria para tornar-me mais RESPONSÁVEL pelas minhas escolhas e suas consequências. Daí, creio que Deus está me permitindo ter experiências na vida que me ensinem a AMAR, SORRIR e ser mais RESPONSÁVEL, cabendo a mim aproveitar tais OPORTUNIDADES, administrando os pensamentos, as emoções e exercitando minha capacidade de AMAR, SORRIR, RESPONSABILIZAR...VERDADEIRAMENTE!

PAINEL I:

1- QUE PAPEL DA MEMORIA MAIS IMPRESSIONOU VOCÊ?  
R: Acho que o “Auto fluxo”! Pois, normalmente é a partir dele que as janelas se abrem. Penso que, permanecer o maior tempo possível atento as imagens do auto fluxo, me permite perceber quando uma janela “doentia” é aberta, o que me possibilita intervir com mais rapidez e eficiência...caso contrário, se me permito ficar “viajando” no auto fluxo, não percebo a abertura de janelas doentias e sou pego de surpresa por um “maremoto emocional” do qual terei muito mais dificuldade para sair...  
2- Você sabia disso ? (Como opera diariamente  o fenômeno RAM?) VOCÊ TEM SE PREOCUPADO COM O QUE É REGISTRADO EM SUA MENTE?
R: Já sabia antes de iniciar o PAIQ por ter pesquisado a Teoria Multifocal do Dr. Augusto Cury antes, mas, é um conhecimento inútil se eu não estiver atento a tais experiências diárias. De que adianta saber se eu não usar tal conhecimento a meu favor? Ao menos tentar? Tenho treinado estar mais atento ao modo como tenho registrado minhas experiências diárias, e tendo o cuidado para “aliviar” a carga emocional de tais registros.

3- VOCÊ PROCURA TRABALHAR SUA IRA, RAIVA, ANSIEDADE, FRUSTRAÇÃO, PARA PROTEGER SUA MEMÓRIA?
R: Sim tenho feito este exercício diário...e acredito tenho sido bem sucedido...o maior problema não tem sido “amenizar” a tensão do registro, e sim, “reeditar” antigos registros que veem a tona diante de fortes emoções.

4- VOCÊ DUVIDA, DOS PENSAMENTOS NEGATIVOS, CRITICA SUAS REAÇÕES ANSIOSAS E DETERMINA SER LIVRE PARA REEDITAR O FILME DO INCONSCIENTE? OU ESPERA PASSIVAMENTE SUAS CRISES PASSAREM?
R: Tenho praticado o D.C.D. e processado tais emoções de modo a encontrar o conforto e  o equilíbrio emocional necessário a fim de compreender o que acorre e porque ocorre, mas também tenho precisado “conversar” muito comigo para que a serenidade e a razão retornem, e tal assunto não mais me incomode, ou incomode cada vez menos. Este “conversar comigo” tenho chamado até aqui de “processar” os pensamentos e emoções.

5- VOCÊ DA NOVAS CHANCES PARA SI MESMO? SABE RECOMEÇAR TUDO DE NOVO? APOSTA NAS PESSOAS QUE O DESAPONTAM?
R: Confesso que tais recomeços e oportunidades tornaram-se mais difíceis com o passar dos anos... Tanto que cheguei ao ponto de desistir da própria vida quando acreditei ter perdido tudo... Mas, me ajudei... Reergui... E estou reaprendendo também a RECOMEÇAR... COMPREENDER... PERDOAR... A mim e aos outros... Não tem sido fácil, mas estou no caminho...


PAINEL II:

* RELATÓRIO 1: 
Seria, no mínimo, infantilidade de minha parte achar que há algum dos 08 itens descritos no inicio do capitulo 7 eu já domino. Logo, preciso  melhor compreender, praticar e desenvolver todos, se realmente quero ter Qualidade de Vida!  

* RELATÓRIO2: Honestamente há coisas que filtro, outras que conseguem me “ludibriar” e perturbar minhas emoções. A boa noticia, é que meu tempo de identificação e intervenção em tais casos tem sido bem rápido, de modo que readquiro o controle emocional cada vez mais rápido, pratico o D.C.D. e tenho buscado reeditar minhas experiências emocionais.

** CONCLUSÃO: 
No passado achava impossível administrar sentimentos... Hoje, sei que não é bem assim. Sei que nada acontece por acaso, e se há uma emoção ou sentimento, bom ou ruim, atuando no palco de “minha vida”, sei com certeza que ele não é causa, mas consequência de algum outro sentimento ou pensamento, logo, se ele não “nasceu comigo” e se “está me atrapalhando” ele está fora de lugar! Assim, diferente do passado quando lutava e fugia desesperadamente dos pensamentos e emoções que me incomodavam, hoje paro, penso, reflito, critico, e gradualmente percebo que o “monstro não é tão feio e temerário quanto a principio parecia ser”... 
Então, me distancio do pensamento/emoção que me incomoda e passo a analisá-lo não como coisa minha, e sim como algo “fora de mim” que “não me pertence”... Dai, mantendo certo distanciamento, passo a olhar a situação por outros ângulos e possibilidades... Transformo deste modo, medo, ansiedade, irritação em outro tipo de energia: Curiosidade, compreensão, paciência...
Desnecessário dizer que não dá certo 100% das vezes, mas antes dava errado 100% das vezes, e agora não mais! Na verdade, mais acerto que erro. Mais me cuido do que me destrato. E aos poucos torno-me cada vez mais senhor de meus pensamentos e emoções...e como isso tem sido bom!
   



Nenhum comentário:

Postar um comentário