sábado, 9 de novembro de 2019

Meu Plano



Em uma de nossas fascinantes conversas, a Letícia me disse que "nossos pais nos emprestam suas loucuras para cuidarmos da nossa", que devemos aprender com os erros deles e melhorarmos em tudo que pudermos,  como as coisas boas também, sendo assim, aprendemos o que devemos ou não fazer... isso abre uma enorme janela para nosso perdão para com eles, sabia?! 
Achamos que porque eles são nossos pais, tem que serem perfeitos e não errar, o que na verdade, eles estão "cedendo" suas vidas, suas práticas, seus atos, suas palavras e suas "cagadas" para que sabiamente, façamos melhor. Nosso grande e um dos maiores erros, é condenarmos e na primeira oportunidade os copiamos! Perceba...



Como nossos encontros aconteciam paralelos ao grupo, podíamos melhorar o processo...Certa vez... ela me pediu que olhasse para algo bom em minha mãe, havia muita magoa em mim, porque tudo que eu focava em minha mãe era o fato de ela ter, sem escapar de uma cena ou fala, a mesma historinha que a mãe dela teve com ela...e em partes, quando eu a analisava (dos 05, 07, 10  anos aos...bem até 42 anos que é minha idade atual) ainda penso que ela conseguiu piorar...como disse, em partes. Não quero que isso parece a você como um julgamento ou insulto a minha mãe, pois Hoje eu a amo muito, a entendo, a encorajo, luto por ela, oriento sempre que posso em amor, falo claramente onde ela errou e tento alimentá-la que nada, absolutamente nada nessa vida é perdido ou de não restauração...e que , se ela se esforçar, ou seja, colocar mais forças do que pensa que tem em suas mudanças, poderá escrever uma nova e Nova História a cada dia ainda como Mãe e Avó!
Nada está perdido!! Sério!!


O que determina o limite disso é você mesmo!
Se você acha que vai conseguir algo...então vai.
Se pensa que pode ainda estudar e se formar...então você pode.
Se pensa que ainda pode ser Feliz depois de uma tragédia...então você Será!!! 
Acredite em mim, e depois veremos mais sobre isso, Tudo que sua mente acha que Pode, ela de fato Pode!
O grande problema aki é ao que relacionamos que podemos. O que Eu determino que posso. 
Após começar orientar os grupos,na Décima Semana do PAIQ, peço  que peguem uma folha de sulfite, faça um círculo grande e dentro dele escreva EU...faça setas para fora escrevendo o que compõe você, tipo: filha,mãe, esposa, mulher, motorista, cunhada, nora, funcionária ou proprietária, vizinha, paciente, atendente, enfim, o que mais for você.
Depois, em outro momento, olhe para essa folha, analisando cada área de sua vida, sem se julgar ou condenar, se sentir mal por algo que lembrar, mas apenas olhe para ela, analisando por alguns instantes...perceba se há alguma coisa que você pode mudar e melhorar.
Desde da primeira vez que fiz isso até Hoje, encontro coisas das quais posso melhorar...
Em  58 grupos que pude ter o prazer de fazer, fiz essa folha! Fora as que faço mentalmente...rsss.
E acredite, os maiores ensinamentos, os maiores exemplos, os maiores Professores que tive, foram pessoas queridas que vi errando...sem contar, dos meus próprios erros! 




Meu Plano, então, era colher Exemplos! Sério!! 
Acatar todos! Comportamentos, atitudes, palavras, mentiras, mascaras, reclamações, comentários, assuntos do qual falavam...de todos que viessem fazer o PAIQ comigo, onde quer que Eu fosse, e de Todas as pessoas que , de alguma forma, chegam até Mim, desde colegas, amigos, parentes, familiares...e tudo!
Anotar, entender, pesquisar, e enfim "Copiar" a melhor versão....ou seja, me tornar um Ser humano mais completo, não perfeita, mas, mais perto de Ser Alguém Sempre Melhor em tudo que faço, falo, como, vejo, ouço, vivo, compartilho...sendo Melhor Mãe ( pois agora sei como uma boa mãe é e se comporta), melhor Esposa ( pois agora sei onde elas erram, fracassam, omitem, mentem, anulam, se doam) sei o que uma boa esposa faz e o que não faz, as boas amam incondicionalmente,  ajudam seus parceiros, trabalham em equipe, sonham juntos, conversam bastante e sobre tudo,eles se deixam conhecer, são amigos mesmo... Melhor em Cozinhar, em economizar, em deixar a casa leve, em sorrir criando motivos...em conversar com meus filhos, ouvir suas histórias, deixar eles me darem conselhos, eu pedir perdão por algo errado que fiz, em permitir que eles sejam bobos só pra me fazer rir..como fiz muito enquanto eles cresciam... 


 E sabe...olhando aquelas pastas frustrantes que ficaram comigo, aki em casa quando as pessoas desistem e não voltam buscar... pude entender que falta de compromisso, falta de coragem, a falta de se doar, de reconhecer falhas e limites, a falta de Amor (decisão), a ignorância de informações e crenças limitantes são os fatores pelo qual pessoas maravilhosas desistem do PAIQ!

Um comentário:

  1. Excelente reflexão. Que possamos aprender com nossos erros, não nos culparmos por eles e ser cada dia nossa melhor versão.

    ResponderExcluir