domingo, 17 de novembro de 2019

Nunca Se Esqueça De Quem És !!








Umas das coisas que eu mais gostava de fazer em determinada época de minha vida, era ir ao hospital fazer visitas vestida de palhaça, a Doutora Alegria.
As terças-feiras, por volta de meio dia e meia, eu chegava naquela pequenina sala e começava me pintar, arrumar e colorir.
Meu parceiro de Capelania chegava as 13:00.
Fazíamos um devocional, líamos os recados, orávamos e saíamos. 
A maioria das vezes os corredores estavam cheios e a "diversão" começava logo com as primeiras pessoas que eu via. 
Certo dia foi diferente!
Ao passar pelo primeiro balcão de atendimento, me dei de frente com dois policiais Militar. Quando eles estão lá, a ocorrência costuma ser mais assustadora. Pude notar que eles estavam acompanhando uma senhora que chorava muito. Apesar de estar toda colorida, eles sabiam o que eu fazia por lá, a mulher não. Então cheguei devagar, cumprimentei a todos, e com voz baixa e calma perguntei o que estava se passando. 




Quando um dos policiais me disse que o netinho de 09 anos daquela senhora estava andando de bicicleta, e bateu, numa descida, atrás de um caminhão da Prefeitura que estava parado."Foi pedido socorro a ambulância e a nós também, a criança está lá dentro já sendo atendida, disse um deles."
Eu disse a eles que eu poderia ficar ali e acompanhar a mulher, e eles foram embora. Procurei rapidamente um canto, uma cadeira onde eu pudesse colocar aquela senhora que ainda chorava bastante, para que pudéssemos conversar um pouco e eu tentar acalmá-la. Ao ver um local bom pra nós, abracei ela por trás e fui conduzindo ela. Sinceramente não sei dizer se demos 4 passos, o médico que estava atendendo a ocorrência, abriu a porta do ambulatório, olhou pra ela e disse: " O menino morreu!"
Mal ouvi a frase, senti a senhora escorregar por mim e cair todinha no chão...meu pai, que loucura!
Foi uma gritaria de todos os lados, foi a única vez que presenciei algo tão estranho. Alguns gritavam com o médico, outros gritavam com as enfermeiras, e eu, comecei orar! Como mãe, como pessoa, como ser humano, confesso que as emoções são surreais. 
Vi que meu corpo se acalmou, consegui respirar gostoso e comecei pensar como eu poderia fazer a diferença ali no meio de tantas mentes confusas...me lembrei de uma sala que eles usam como improviso para algo preciso, então levantei a senhora, limpei o rosto dela e falei no seu ouvido que eu precisava tirar ela dali e levar para um local mais tranquilo e e ela balançou a cabeça e concordou.
Achamos a sala vazia com algumas cadeiras e ali sentei ela. Como não podia deixá-la sozinha, pedi que uma moça falasse na recepção que eu precisava da assistente social ali e ouvi quando anunciaram ela no alto falante: " Assistente Roberta favor comparecer a enfermaria"...ufa! Antes dela chegar até mim, chegou o pai da criança e em seguida a mãe, coloquei todos na sala, acomodei como deu, e ela começou explicar a situação... foi a reunião mais dura e amarga que participei... Saí e fechei a porta...meu trabalho acabava ali.
Então, ainda assimilando  aquela situação, fui indo pelo corretor, rumo ao andar onde faria minhas visitas, nem percebi que havia passado pela enfermeira Jú, a qual tenho um enorme carinho, admiração, respeito e amor pela forma como nos conhecemos, (Segura aki que já volto falar desse encontro!), quando ela me viu me chamou: " Ei Dra Alegria, onde a Senhora pensa que vai passando por mim, nem me viu...abraçou e tá indo ai, assim ...??"



Tentei justificar falando que havia presenciado uma situação que havia mexido comido, mas ela não engoliu essa...rsss....e essa foi a resposta dela:
" sim, entendo, mas você não pode Nunca Se Esquecer De Quem Você É !!"...ual...pensei: como palhaça?não! ela quis dizer sendo Eu mesma e O Que Eu Vim Fazer e Trazer Aki!!! Muitas vezes queridos, deixamos o local, o ambiente, as pessoas, as situações fazerem Quem Somos, o que na verdade,  Eu e Você somos mais que tudo isso...somos o que queremos Ser, somos o que pensamos Ser, criamos e determinamos Ser!
Bem, conheci a Jú enfermeira numa noite vésperas de Natal quando fui levar minha filha, ainda com dois aninhos, para ver uma casa decorada e a Jú também parou lá para ver e pediu para tirar uma foto da Mari, mas não nos vimos mais.
Tempos depois, ela trabalhando no Hospital local, eu machuquei gravemente dois de meus dedos da mão direita. Tomei um tombo, agarrei na porta de madeira para me segurar e ela fechou cruelmente cortando as pontas fora...fui com eu pai para o Pronto Socorro e costuraram a frio, sem anestesia e a Jú enfaixou, foi aki que a conheci mesmo...eu chorando muito após ouvir do médico que me atendeu, que depois de três dias amputaria os dedos pois o sangue não ia circular...havia cortado veias, tendões, nervos e tanto a pele não regeneraria, quanto não havia movimentos...Jú tem muita fé! Orava enquanto fazia o curativo, enquanto eu chorava...ela chorava enquanto eu orava...
Até a amputação, teria que fazer os curativos no Hospital, então nossa amizade fortaleceu ela me dizendo os horários que ela estaria ali, e faria com muito gosto em cuidar de mim...no outro dia, os dedos estavam bem escuros mesmo, inchados, dava medo de olhar, e a Jú? Cantando, orando, falando comigo sobre fé, no segundo dia, rimos juntas ao começar tirar a faixa, depois eu chorei, até fotos meu esposo tirou dos nossos momentos juntas... eu voltava pra casa com esperanças, acreditava na recuperação dos dedos, apesar de ter visto a situação, declarava cura sobre eles, queria voltar a trabalhar como manicure, queria montar um salão pra mim em casa...no terceiro dia, ou seja, no dia marcado para amputar, a Jú me aguardava, assobiou, jogou bastante detergente pra ficar molinho a faixa, colocou debaixo da torneira e começou seu trabalho...quando ela tirou todo o curativo, notou que todos os dedos estavam da mesma cor, de pele, de mão normal, todos iguais! Começou agradecer a Deus, a chorar e saiu correndo chamar o médico, eu só entendi quando olhei para minha mão...rssss....
Jú voltou com o médico e ele confirmou que não precisaria amputar, mas de orgulho alto, disse que não nasceria unhas...ah tá bom, hoje faço as unhas e tiro cutículas (kkkkkkk)
Bem, lembrando que nessa época eu ainda não era palhaça nesse Hospital! Nos conhecemos primeiro, nos amamos e depois "trabalhamos" juntas...ela enfaixou o braço e a perna do Sorriso nesse dia, para que ele pudesse ir naturalmente fazer visitas, olha:






Criamos uma amizade tão forte, que onde ela me vê ela grita  na rua : " Eu ti amo Sara Leite"...e dou muita risada quando escuto, é muito mega hiper maravilhoso ouvir essa frase, ainda mais em alto som....e sempre que podemos, seja onde a gente estiver, nos abraçamos, não falamos nada, sentimos, amamos e declaramos nosso amor...
Essa Mulher é incrível como gente, como pessoa, como profissional, como amiga... tem sempre alma leve, boas intenções ao seu lado, tem capacidade de amar sem receber no mesmo nível...
Tenho muito orgulho de Ser amiga de um Ser tão Humano  e Único quanto você num mundo onde a falsidade reina!! 
Gratidão eterna amiga querida...



Nunca se Esqueça De Quem És!!!

Um comentário: