sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Porque Desistem...





Esse Título causou bastante impacto em minha mente por alguns anos após eu já ter começado os grupos em casa...na verdade, eu já havia saído da sala de casa e feito grupos em vários lugares, como em alguns setores da Prefeitura de minha cidade, algumas pequenas Empresas, algumas escolas, igrejas e até em outra cidade, enquanto essa "dúvida" ainda pairava sobre mim...
As questões que eu trazia eram fortes para levar uma pessoa a desistir de mudar sua vida e conquistar o que sempre quis viver...
Elas eram: -poxa, Dr. Augusto Cury doou 20 anos de sua vida estudando a mente, e trazendo Ferramentas Universais...- poxa, eu me doou semanalmente para também estar aki, deixo esposo, filhos, dou meu tempo a elas, e muitas das vezes nem sei porque não vieram mais...- como eu nunca cobrei valores, apenas dava um envelope e pedia alguma oferta, mas sem pressão a esse respeito e elas eram livres para devolver o envelope ou não, qual seria o motivo de suas desistências e reclamações?? 



E, nesse meio tempo, notei que elas não voltavam nem para buscar a pasta onde colocávamos as tarefas, suas anotações e dúvidas que deixavam ali para que eu com calma, lesse durante a semana e pudesse de alguma forma ajudar, já que assim, em grupo, ficava mais restrito a vida particular de cada integrante. Em uma semana levavam a pasta para casa e na outra ficava comigo. Foi ai minha grande chance de encontrar minhas respostas...
Vamos analisar apenas os nomes dos Capítulos e dar uma leve definição dos assuntos em destaque:

1- Ser Autor de Sua História ( apreciar o pensar antes de falar a frase pensada, analisar os efeitos causados por soltá-las incoerentemente, entender que quem cala não consente, mas aprende a essência do silêncio e que as palavras tem poder)

2- Contemplar o Belo (mesmo nas situações ruins, pois todas as coisas foram criadas e posso experimentá-las sem me ferir, mas tendo sabedoria para aprender durante o processo e maturidade para "curti-lo") 

3- Superar a Rotina (principalmente se esta for sufocante! Há crenças, hábitos que não precisam me seguir enquanto mudo meus passos...já posso escolher quais devem me acompanhar nessa Nova jornada) 

4- Ter um Sono que Restaure ( e não que perturba você a noite inteira e seu sono é um pesadelo, aprender a perdoar fatos, coisas, as pessoas e você mesmo traz um efeito restaurador)

5- Gerenciar os Pensamentos (bem, muitos querem isso de fato, mas abandonar pensamentos negativos, frustrantes e desafiadores, poucos querem, fazem tortura mentais desnecessárias e acabam sem luz, sem fôlego) 

6- Administrar as Emoções (alguns nem sabem o que exatamente é emoção, de onde ela parte, quanto mais a administrá-las, e o cruel é que envolve conhecer a si mesmo nessa fase.)

7- Reeditar o Filme do Inconsciente (dizer a alguns que eles são Atores Principais e que eles tem ajuda de atores coadjuvantes é absolutamente assustador...e que podem escrever uma Nova História) 

8- A arte de Ouvir e Dialogar (conversar dentro de casa, se conhecerem, se ajuntarem e crescerem juntos está cada dia mais escasso em nossa sociedade...conversas deixaram de ser escolhas e única opção)

9- Autodiálogo, Mesa Redonda do Eu (esse é um Exercício pleno da capacidade de decidir, questionar, fazer escolhas e dirigir a Própria história)

10- Ser Emprendedor: trabalhar Perdas e Frustrações ( criar, sonhar, libertar, abrir o leque da inteligência, expandir a coragem para conquistar o que mais ama, admira e necessita)

11- Inteligência Espiritual: bem, acredito que se você é capaz de compreender e  ver  se  necessário as demais Ferramenta acima, conseguirá identificar essa décima primeira como consequência de um relacionamento sadio com Deus ou Aquilo que você considera um deus !

12- Fazer da Vida Uma Festa!: olhar a vida como uma oportunidade única, fazer acontecer e ser feliz em cada instante, antes que se fechem as cortinas.



Talvez passe pela sua mente, como várias vezes passou pela minha, que essas Doze Ferramentas não são Universais,ou regras gerais a serem seguidas a risca ou que esse Programa não é tudo, e que ainda exista algo a mais para se ter a tão sonhada Qualidade de Vida. Bem, digamos que sim e que não.

Sim porque são Ferramentas psicológicas funcionais, estudadas e praticadas não só pelos criadores e estudiosos, mas por alunos e pessoas simples que queriam desesperadamente mudar suas vidas, e se , transformaram. Tudo que você ler e estudar para Ser Simples e Feliz, verá que fazer sua parte é essencial, e só se consegue isso, usando Ferramentas para uma mudança radical de hábitos e formas de pensar...expandir sua mente deve ser sua grande e eterna missão! 




Fazer ela pensar, criar, ver o que ninguém viu, explorar a si mesmo sem medo de se conhecer...reconhecer que as vezes foi mau, egoísta, ruim talvez...relembrar quando foi bom, boa...quando amou sem troca, quando se doou por alguém, as vezes que praticou o bem. 
Se sua vida flui e você faz um análise de todas as areas da sua vida e chega a conclusão que está tudo bem, tá tudo certo e eu sou feliz dessa forma, então você está Show! Mas se faz essa analise e chega a conclusão que falta algo e que não é feliz, então verá que pelo menos 4 Ferramentas acima falta pra você.

E não porque somos seres em evolução e sempre estamos e podemos aprender!

Mas considero que dará voltas e voltas e chegará nessas Doze Ferramentas. 

Um comentário: