segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

EAD-do PAIQ- 1º Lei- Comentários Meus


Algumas pessoas me perguntam se a 1º Lei, "Ser autor de sua História", aprender a usar a sabedoria da língua e o poder do silêncio, é a mais importante de todas as outras, e por isso, está em primeiro no livro. Difícil responder a essa pergunta curiosa, mas depois de eu ter pensado um pouco nas demais Leis, consegui afirmar que não, não é a mais importante, mas definitivamente, posso afirmar, na minha humilde e precária visão, que para que você ou eu, consigamos exercer, praticar as demais, precisamos começar por essa!
Outras me perguntam se devemos apenas nos calar diante de " coisas" pra então, com eficiência, usar a "Lei  do Silêncio" , mas também não creio que seja assim.... pela psicologia, num foco de tensão, em apenas 30 segundos, conseguimos piorar ou melhorar a situação.


 Fizemos um teste certa vez, em um dos grupos, pedi que um deles marcasse o tempo no relógio enquanto os demais falariam todo tipo de palavrão ou palavra feia...gente, sério, quanta bobagem dá tempo de falar! Fiquei impactada. Lógico que todos nós nos divertimos e rimos muito, mas ao conversarmos sobre a dinâmica, ficamos conscientes!!
Jesus quando foi pressionado a dar uma resposta, a resposta não veio, Ele usou o silêncio, se abaixou e escrevendo na areia o fez chamando a atenção dos eufóricos, tirando o olhar da mulher e trazendo pra Ele, assim, passaram se os 30 segundos, ai Jesus jogou a batata quente de volta pra eles com também uma pergunta. A mente deles relaxaram ao ponto de conseguirem pensar...a pedra mudou sua direção, foi ao chão!
Yes! A melhor aplicação de psicologia de todos os tempos, ali, ao ar livre! The Best !!
Jesus mesmo mostrou que não é pra calar, mas é pra pensar!


Essa é uma das Leis mais difíceis pra mim, Sara.
Vai fazer 06 anos que conheço e tento praticar o PAIQ, muita coisa mudou em mim, em minhas palavras, em meus relacionamentos, mas ainda sou muito nervosa, irritada as vezes, falo besteiras, vivo me policiando e ainda assim, faço cada barbaridade...que ao pensar aqui, nem tenho vontade de rir viu, mas de chorar...porque muitas das vezes, falamos e falamos, se palavras são mesmo sementes, algumas das minhas já foram podres...e se lançadas ao vento, podem voltar ruins ou boas, que colhemos depois ou temos que lidar com as consequências dessas palavras soltas bestamente, sem pensar, sem processar um pensamento concreto e definido, quem paga o "pato" mesmo nem sempre somos nós, mas são nossos conjugues, nossos filhos, nossos amigos...





 A água se transforma com  o poder de nossas palavras, imagine então, o porque que ficamos tão esquisitos diante de pessoas que falam maldades, palavrões, que murmuram ou reclamam demais, sendo que, dentro de nós há 70% de água! Ouvir tudo isso, deprime essa água, nos tornando cansados, com dores musculares, tensos e irritados....me lembro que no começo de minhas visitas ao hospital, eu ouvia tanta gente falando coisas ruins, reclamando, as vezes discutindo com funcionários e médicos, que eu chegava em casa e precisava tomar um relaxante muscular.
Por isso coloquei a tarefa de ter um bloquinho e caneta sempre com você, ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário