sábado, 30 de janeiro de 2016

EAD-do PAIQ-2º Lei- " Diário do Belo"- de Hadji

Hadji, apesar de casado e com filhos, resolveu em comum acordo com sua esposa, morar em outra casa. Dar um tempo, um renovo, olhar as coisas com outros olhos e se amarem e respeitarem...e buscar, ainda então, uma Qualidade de Vida diferente!
Sábado


16/01 – Hoje descobri, pra minha alegria, que a única árvore que tem no quintal de minha nova casa é um pé de Laranja Lima! Ao descobrir isso, não pude deixar de lembrar do romance de José Mauro de Vasconcelos: MEU PÉ DE LARANJA LIMA, pois assim como o personagem Zezé ao mudar de casa encontra “o belo” sob a pequena sombra do pé de laranja lima de seu quintal, que ele apelida de Minguinho, ali estava eu, exercitando minha própria busca pelo belo,  no quintal de minha nova casa, e nova fase de vida, ao lado de meu próprio “Minguinho”! Enquanto assim refletia, percebi a presença alternada de pássaros de diferentes espécies que vinham também compartilhar da laranjeira...bem-te-vis...Pardais...e Beija-flores...à todos a pequena árvore recebia com sereno acolhimento...Passamos a tarde, minha namorada/ esposa (que veio conhecer minha casa e passar um tempo comigo) e eu, sentados na pequena varanda nos fundos da casa conversando sob o olhar atento e sereno das aves e do pequeno e simpático Minguinho! Foi bom!
Domingo
17/01 – Hoje revi um programa na TV Futura que há tempos não assistia: “Um pé de que?”...E me lembrei porque gostava tanto!
O programa revela o “belo” nas diferentes espécies de árvores!
O episódio de hoje nos levou até o Japão e apresentou um pouco do envolvimento da Cerejeira com a cultura nipônica. Revelou que a SAKURA (fala-se SAKURÁ) oriunda da região do Himalaia, foi trazida pelas aves ao Japão e com o tempo veio a tornar-se um dos símbolos daquele país.
Anualmente, no inicio da primavera, durante 7 a 10 dias, as Sakuras (cerejeiras) florescem e os japoneses se dirigem aos bandos para celebrar o HANAMI (contemplação das cerejeiras), onde contemplam a beleza das floradas, enquanto fazem piqueniques, dançam, cantam, riem, conversam, celebram!
O HANAMI é feriado nacional! Uma pausa na correria do dia a dia para a contemplação e reflexão sobre a brevidade e efemeridade da própria vida através da beleza e delicadeza das pequenas e coloridas florzinhas!
Encantei-me com a idéia atrás da prática! E da sala de estar de uma casa no Brasil, através de uma imagem gravada, pela TV, também eu me encantei e refleti sobre os ciclos da vida e como tudo é formado por uma cadeia de “instantes”...instantes que despertam emoções, emoções que se perpetuam nas lembranças e bons sentimentos...
Os japoneses têm uma palavra para expressar seu encantamento diante do belo...eles dizem: “KIREI”...algo como “maravilhoso”, “magnífico”, “surpreendente”...Estava na casa de minha “namorada”, e como moramos próximos voltei a pé, a noite, ainda pensando e encantado com o HANAMI...olhei então para o céu e grato sussurrei:
- kirei...
Segunda
18/01 – Hoje encontrei o belo em diferentes momentos e de diferentes formas...
A tarde, ao dedicar um tempo à meus cães (nossos, esposa e meus, cães)...Passeamos, brincamos e trocamos carinhos...Um é um Rottweiler enorme, forte, majestoso, inocente e manso; o outro um tampinha, frágil, lindo e invocado Maltês...ao contemplá-los vivenciado sua natureza canina, percebi a atividade de suas mentes reativas aos estímulos externos e me recordei como, apesar deles seguirem uma série de comportamentos padrões e comuns aos cães, e não terem  o completo poder de raciocínio comum aos humanos, ainda assim possuem  uma ‘personalidade’ única! De modo que podemos reunir 100, 200 cães em uma matilha e perceberemos que apesar de toda a cultura de bando e afinidades, cada um deles é único em suas reações individuais! Daí lembrei-me de como, apesar de toda a interdependência coletiva dos seres vivos (existimos para coexistirmos, para convivermos!), ainda assim somos tão únicos e diferentes! Mesmo dentro da mesma espécie...
A noite recebi amigos queridos em casa...conversamos sobre pensamentos, crenças, sentimentos...rimos...choramos...abraçamos...nos despedimos...
Antes de me recolher, li um pouco as palavras de Jesus no livro bíblico de Lucas...ao fechar o livro e após recordar do belo em meus cães, em minhas amizades sinceras e nas sábias palavras do mestre dos mestres...adormeci agradecido...
Terça
19/01- Hoje busquei contemplar o belo nos pequenos prazeres da vida! Busquei estar atento ao modo como minha mente processa e reage aos diferentes estímulos sensoriais externos:imagens, sons, cheiros, sabores, sensações da epiderme, etc...Foi intenso, diferente e enriquecedoramente belo!
Quarta
20/01- Hoje tive um dia de fortes e agitadas emoções, tendo portanto, dificuldades em buscar e contemplar o belo...Mas, ao chegar a noite em casa, acalmei minha alma e alegrei meu coração ao ouvir canções e gravações que fiz no natal com meus filhos...recordei, ri, e contemplei o belo nas boas e belas lembranças da mente humana.
Quinta
21/01- Hoje tive novamente um dia emocionalmente agitado...como no fim do dia ainda estava emocionalmente agitado, busquei paz ao visitar uma igreja próxima de casa...entrei e permaneci em silencio interior...ouvi as palavras...li textos bíblicos...observei as pessoas a minha volta...esvaziei a mente e acalmei a alma...foi então que aconteceu algo inesperado, um criança veio em minha direção e deu-me um espontâneo, apertado e longo abraço...falei com poucas pessoas...voltei pra casa emocionalmente refeito. Tomei banho, ouvi musica, jantei, li, adormeci tranquilo...
Sexta
22/01 – Hoje o belo me acompanhou em muitos e variados momentos, desde a lua que estava cheia, linda e majestosa até a alegria dos cães ao me verem chegar para jantar na casa de minha “namorada”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário