quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

EAD-do PAIQ- 2º Lei



“ Contemplar o Belo”

* Pense por um instante: o que é Belo em você?
* Pegue o espelho( que pedimos para trazer na próxima semana. rsss)  e observe  um de seus olhos, fixe nele. Tampe o outro com a mão e  tire,  tampe e tire, mas fixe no aberto. Algo acontece:o que é? Responda no relatório.






 Contemplar o Belo é:
  * Educar a emoção para fazer das pequenas coisas um espetáculo aos olhos;

   * Fazer cada momento ser “especial”;

   * Observar as coisas lindas e ocultas que tem ao nosso lado;

   * Ver com os “olhos do coração”;

   * Aprender a ser “rico” sem muito dinheiro, ser alegre mesmo sem motivos;

   * Viver suavemente a vida;

   * Tentar, ao menos, ver o Belo nas coisas difíceis, situações complicadas e algo que deu errado...a experiência que adquirimos também é Belo!

   *  Abraçar as crianças e as pessoas idosas, dar atenção, admirar as conversas com elas, conversar com amigos;



·         As crianças e adolescentes raramente desfrutam (brincar bastante e cuidar muito)  dos seus brinquedos,  de suas roupas e objetos.

·         Tudo é rápido e pronto, não existe mais aquela admiração.

·         Contemplar o Belo não é apenas olhar algo e achar bonito, é respirar o que se está vendo, é nutrir (alimentar) os olhos.   
> Quem não Contempla o Belo não tem Qualidade de Vida. Mas tem a emoção instável, insatisfeita, flutuante e irritadiça.


·       *  Psicoadaptação>  é a capacidade da mente humana de se adaptar a qualquer situação: prazer de viver, sensibilidade, criatividade, níveis de ansiedade. Ela pode ser construtiva ou destrutiva.



Construtiva:  uma criança que perdeu a mãe, poderia paralisar-se no velório. A ausência gera estímulos que diminui o sofrimento, assim, embora a saudade nunca passe, a criança abre espaço para se encantar pela vida novamente.

Destrutiva: os ambientes violentos levam as pessoas a perder a capacidade de se colocar no lugar do outro, promovendo a violência. Alguns vivem  mau dentro de si mesmo, só sabem falar de problemas, política, dinheiro. Outros exemplos: a fama, remédios (farmacodependência/ drogas psicotrópicas)



·      ** Perigo: quem não Contempla o Belo torna-se mal humorado, pessimista (nem ele se suporta) e chato. Além de ter diversas doenças cardíacas (do coração) e alguns tipo de câncer são atraídos pelo mau humor. Uma pessoa que Contempla o Belo é bem humorada,  vive melhor e por mais tempo. Será sempre jovem, mesmo com o rosto cheinho de rugas...mas se reclamar, ser impaciente, querer muito para sentir pouco, ficar vendo defeitos no espelho, envelhecerá por dentro! Não se esqueça que a Qualidade de Vida está nas coisas simples e traz mais felicidade!

·         Jesus: contemplava tudo e todos ao seu redor. Via “ouro” nas pessoas, ainda que todos vissem  apenas “lixo”. Certa vez, levou uma multidão de feridos, aleijados, cegos, pobres, crianças e pessoas carentes a Contemplar o Belo nos lírios do campo, quando todos queriam apenas milagres...viu ouro na pecadora, na desprezada! Em mim, em você!



        Quem de fato vive melhor? 
   Nós com nossos jogos eletrônicos, tabletes, celular, internet ou um índio que vive seu dia Contemplando a natureza, os bichos, as flores e frutas, os rios e suas longas conversas com a família e amigos  em volta de uma fogueira?

Tarefa da Semana:


* Preencher  o “ Diário do Belo”.

Frase da Semana:

“ Não existe falta de tempo, existe falta de interesse. Porque quando a gente quer mesmo, madrugada vira dia, quarta-feira vira Sábado e um momento apenas, vira uma oportunidade!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário