segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

EAD-do PAIQ-1º Lei-Relatório de Hadji

" Por uma questão de praticidade baixei o ebook do livro em meu celular,  assim posso leva-lo e ler em qualquer horário ou local. No ebook, a Avaliação dos Sintomas psíquicos  estão na página 54 , os Sintomas psicossomáticos  estão na página 55 e a  classificação da Qualidade de Vida na página 56. 
* Fiz a Avaliação e meu resultado da somatória dos dois painéis foi 5-9: QUALIDADE DE VIDA RUIM. 

* Práticas da semana: Em relação a prática do texto e de suas orientações, tive dificuldades com a "língua"...Tenho conseguido controlar as emoções e por vezes surpreender a meus interlocutores de uma forma positiva, mas, ainda não sei ficar tempo suficiente em silêncio...sei racionalmente que há tempo de falar e tempo de calar....tempo de falar e tempo de ouvir....Mas, também sei que tenho adquirido e alimentado maus hábitos, e querer ter resposta pra tudo, em meu caso, é um deles...Mas, poder reconhecer e expor esta fraqueza, já é o primeiro passo para a correção, daí com a devida atenção e prática diária, acredito que em breve corrijo esse mau hábito e desenvolvo o hábito de buscar sabedoria no silencio!

 * RELATÓRIO:
  ( obs: Hadji seguiu exatamente os exercícios dos Painéis I e II que estão no final de cada capitulo, levou bem a sério, afinal quer mudar sua vida em apenas 12 semanas!)

1) VOCÊ TEM INVESTIDO EM QUALIDADE DE VIDA?OU TEM SIDO UMA MAQUINA DE TRABALHAR?
 R: Durante anos descuidei de mim e me deixei levar pela desordem dos pensamentos e pela força da emoções...Perdi saúde, força produtiva, bens materiais, a alegria e a própria vontade de viver...Mas, durante o inferno mental e emocional da depressão, desejei a cura e uma nova filosofia de vida, o que me levou a literalmente me "forçar" a buscar ajuda e a agir em bem próprio...minha crise eclodiu em 2012 e minha luta para, ao menos retornar ao estado "normal" e comum as demais pessoas, se arrastou até 2015...Então, posso dizer que venho investido em minha qualidade de vida desde então.


2) QUAL O VALOR REAL QUE VOCÊ DA PARA SUA VIDA E PARA AS PESSOAS QUE AMA?
R: Fazendo uma autocritica consciente percebi muitas falhas de caráter em mim que acreditava não possuir...ao admitir tais falhas, me desarmei e me vi tendo que reconsiderar crenças, valores, vontades, etc...Aos poucos, readquirir não apenas a vontade de viver como de ter uma qualidade REAL de vida...não de APARÊNCIAS....Hoje, encaro a vida não como um direito, mas como uma dádiva divina...Até onde sei, nada fiz para merecer existir, mas, aqui estou eu! E como isso é bom! E já que aqui estou; que ganhei este presente, então que eu aprenda a viver! Hoje estou em busca de um novo olhar! De uma nova, rica, e encantadora visão de mundo e de vida. Busco desenvolver a compreensão e o amor por mim, pelo outro e pela vida...Quanto aqueles a quem ama meu coração, tenho procurado refinar, purificar este sentimento, através da compreensão e do respeito...


3) VOCÊ SE SENTIU OU SE SENTE INFERIOR AS PESSOAS?
R: Sim, já...Hoje tenho trabalhado minha auto estima com cuidado para não cair nas armadilhas do ego.


4) O QUE MAIS O PERTURBA NO TEATRO DA SUA VIDA?
R:Difícil dizer...há diferentes inconformismos, contrariedades, receios...Mas, talvez, o que mais tem me perturbado é a sensação de que a vida está passando e eu estou deixando coisas REALMENTE importantes para trás...ou por negligencia, ou por ignorância...Sem querer ser presunçoso, tenho a impressão constante de que não estou cumprindo com algum tipo de "missão" ou "compromisso" comigo, com outros ou com a humanidade...parece que estou desperdiçando não apenas tempo de vida, mas também tempo de realização produtiva para a coletividade...não sei explicar o que ou porque me sinto assim...Por outro lado, hoje acredito que o maior obstáculo a meu desenvolvimento pessoal e social é a imperícia, negligencia ou imprudência em relação ao funcionamento e equilíbrio mental (pensamentos e emoções), tenho sido meu maior inimigo sem o perceber...mas, as coisas estão "clareando"....rsrsrs que bom!


5) QUE DECISÕES VOCÊ TEM ADIADO NA SUA VIDA?
R: Decisões adiadas são mais por questões de insegurança...sim, sinto que apesar de todo o potencial (que cresci ouvindo outros elogiarem) sou inseguro quanto a tomar as rédeas de minha própria vida e arrastar comigo outras mentes...Talvez por isso nunca tenha terminado um curso superior...Estude, mas lá no fundo não acredite que passarei em um concurso publico...Que não tenha construido um patrimônio...que comece mas não conclua as coisas...Mas, estou cansado disso. Quero uma vida diferente! Por isso estou aqui!


6) VOCÊ É IRRITADO E ANSIOSO?
R: Sim. Hoje menos...mas, ainda sou.


7) É IMPULSIVO E INTOLERANTE?
R: melhorando...um pouco menos impulsivo e um pouco mais tolerante...mas, ainda tenho muito o que mudar.


8) COBRA DEMAIS DE SI?
R: Acho que me cobro pouco e me culpo muito...


9) COBRA EXCESSIVAMENTE DAS PESSOAS?
R: Hoje bem menos...tenho praticado a empatia...a tolerância...a paciência...a compreensão...tenho buscado viver e deixado viver.


10)QUE CARACTERÍSTICAS DE SUA PERSONALIDADE VOCÊ DESEJA SUPERAR?
R: Quero começar e concluir as coisas...quero ser bem humorado...quero aprender a amar as pessoas de fato, de verdade...quero ser mais confiante sem ser pedante...quero ser capitão de minha vida e não marinheiro...


11) QUANTO VOCÊ AMA A VIDA?
R: Não sei dimensionar sentimentos...mas, a cada dia meu encanto e gratidão aumentam.


12) VOCÊ USA O SILENCIA NAS SITUAÇÕES TENSAS?
R: Ainda não...tendo a falar demais...mas, tenho procurado estar mais atento a isso...


13) VOCÊ CONSEGUE TER DOMÍNIO PRÓPRIO E SURPREENDER SEUS COLEGAS DE TRABALHO E SEUS FAMILIARES QUANDO ELES O DECEPCIONAM?
R: Algumas vezes...mas, ainda poucas...


*Conclusão: SOU NORMAL! 
UM DOENTE EMOCIONAL COMO A MAIORIAS DAS PESSOAS QUE ME CERCAM...INFELIZMENTE...MAS, CONTINUO BUSCANDO AJUDA, ORIENTAÇÃO, SABEDORIA E O HABITO DA PRÁTICA DIÁRIA...CANSEI DE SER UM OBSERVADOR...CANSEI DE SER UM TEÓRICO...QUERO SER SENHOR DE MINHAS EMOÇÕES, PENSAMENTO E VIDA, PARA ENTÃO, PODER COMPARTILHAR MINHAS EXPERIÊNCIAS E EXEMPLO COM OUTROS...O CAMINHO É ÁRDUO, MAS JÁ DEI ALGUNS PASSOS E CONTINUAREI A FAZÊ-LO..TANTOS QUANTOS FOREM NECESSÁRIOS...E ESTOU PRONTO PARA OUVIR, APRENDER E PRATICAR...
TODA AJUDA PORTANTO É BEM VIDA!."

Nenhum comentário:

Postar um comentário