sábado, 23 de abril de 2016

EAD do PAIQ- 10º Lei- Exercícios e Práticas Hadji



PAINEL I (LIVRO)


1)VOCÊ TEM CRIADO OPORTUNIDADES PARA TER GRANDES CONQUISTAS? ENFRENTA SEUS LABIRINTOS COM CORAGEM OU TEM MEDO DO DESCONHECIDO?

R: Já fui muito arrojado! Antes de minha última falência, já havia tido outros negócios que foram fechados. Eu tinha uma energia e capacidade de me reerguer (me reinventar!) que surpreendia a todos! Tanto que quando muitos souberam que eu havia falido, disseram: “Ah o Hadji? Se fosse outro tudo bem. Mas ele se reergue em pouco tempo!”... No entanto, pra surpresa deles (e também minha) dessa vez a coisa foi bem mais complicada... Hoje estou bem, mas confesso que ainda não recuperei todo o potencial de outrora... Hoje penso muito antes de tomar uma decisão... Estou mais cauteloso... Ou inseguro.


2)VOCÊ PERCEBE OS PEQUENOS PROBLEMAS NO TRABALHO, NA RELAÇÃO COM OS FILHOS, ESPOSA, OU SÓ DESCOBRE QUANDO O MUNDO ESTÁ DESABANDO?
   R: Na verdade meu mundo desabou faz tempo! Agora estou reconstruindo no mesmo lugar e com o mesmo material (quando possível) ou em novos lugares e com novo material. Só que hoje em dia estou mais atento e com a mente mais aberta aos sinais de rachadura. 
 

3)VOCÊ TEM CORAGEM PARA TOMAR ATITUDE PARA RECONQUISTAR O QUE MAIS AMA? VOCÊ TEM SIDO EMPREENDEDOR? TEM TIDO CORAGEM PARA LEVANTAR E CAIR? TEM LIBERTADO SUA CRIATIVIDADE PARA ENCANTAR AS PESSOAS, TRAZER SOLUÇÕES QUE NINGUÉM TROUXE, PREVENIR ERROS, CORRIGIR FALHAS? ENFIM, TEM FEITO A DIFERENÇA NOS AMBIENTES EM QUE ATUA? 
   R: Esse de cima era eu há alguns anos atrás! Sempre atuante, querendo deixar sua marca e fazer a diferença... Hoje em dia estou mais discreto... Preferindo passar despercebido, embora nem sempre eu consiga. Parece ainda ter uma “força impetuosa e criativa” em mim que me impulsiona a dar sugestões, querer ajudar, bolar soluções... Etc... Muitos ainda dizem que sou muito inteligente... Que deveria estar em uma situação social e profissional melhor devido a todo o potencial que tenho... Que ainda vou surpreender a muitos... etc ...O que penso a respeito? Parece haver um conflito interno entre: “Vá e conquiste o mundo Hadji! Deixe sua marca no mundo e na vida de muitas pessoas” e “Menos Hadji! Você não está com essa bola toda!”. Mas, embora segurando meu “ego” e buscando uma real transformação em minha forma de sentir, ver e viver o mundo; tenho buscado sair da inércia, descobrir o que realmente quero e buscar meios de consegui-lo. Como reconstruir meu relacionamento conjugal por exemplo.
 

4) VOCÊ EXPÕE OU IMPÕE SUAS IDEIAS? VOCÊ INFLUENCIA POSITIVAMENTE O AMBIENTE? 
   R: Já impus muito (mesmo sem perceber que o fazia), pois tinha uma boa argumentação para convencer que eu estava certo... Hoje em dia não o faço mais... Prefiro ceder que perder o amigo... No entanto, percebo que em geral as pessoas me pedem a opinião, buscam minhas ideias, em geral concordam com elas... Logo, acho que estou aprendendo a expor mais e impor menos, e com isso influenciando melhor o ambiente.



5) VOCÊ TEM FORÇA, SABEDORIA E CONSOLO (PARA OFERTAR NAS HORAS DIFÍCEIS)? 
   R: Sempre achei muito mais fácil perceber onde outros estão errando e aconselhar-lhes soluções do que ver e resolver meus próprios problemas... Ainda acho... E em geral consegui mais ajudar que atrapalhar... Mas, hoje em dia sou mais cauteloso ao exprimir minhas convicções... Às vezes estar presente e calado é mais sábio.



PAINEL II


RELATÓRIO: Sinto que preciso voltar a ser mais atuante e dinâmico a semelhança do que eu era. Apenas com um pouco mais de cuidado e respeito pelo outro. Contudo, preciso Perceber melhor a necessidade de mudança antes que seja tarde demais; Preciso observar mais, estar mais atento aos sinais de desgastes em minhas relações, acho que ainda mantenho um olhar muito infantil e inocente, achando que as coisas serão sempre iguais, daí não espero as mudanças e quando elas vêm, me desestabilizo. Por outro lado, de tanto levar bordoada e quebrar a cara, agora estou mais arisco e inseguro quanto a correr riscos.  Tenho flexibilizado minha visão de mundo, mas acredito que ainda há muito que melhorar! Tenho dificuldades de perceber meus próprios erros, preciso e estou mais atento a isso. Durante muitos anos fui muito orgulhoso, felizmente percebi isso e hoje em dia busco ter a humildade e simplicidade necessárias para efetuar as mudanças de caráter de que preciso. Ainda não desisti de quem amo, nem de mim! Tenho elaborado metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. Estou tentando ver com mais clareza e aberto as mudanças que surgem sem que eu as tenha intencionalmente provocado, enquanto busco estar pronto para as novas oportunidades que estas mudanças trazem. Diria que estou me redescobrindo, reinventando e ao mesmo tempo sendo grato pelas novas experiências de aprendizado. Preciso trabalhar melhor esta minha insegurança. Estou aos poucos acertando a vida financeira e me educando financeiramente. Estou traçando metas que me tirem da zona de conforto e buscando meios de implementá-las, mas como nem tudo é como e quando a gente quer as coisas estão um pouco mais lentas do que eu gostaria. Estou repensando a vida e redirecionando minha força de vontade e criação. Sei exatamente pra onde estou indo? Ainda não, mas o que antes era denso e negro nevoeiro, a cada dia torna-se mais claro e possível.  

Tenho procurado ser o mais transparente e sincero comigo mesmo e com todos a quem chegar estes relatórios, o que eu não tem sido fácil! É complicado e delicado se expor... Mas, como busco renovação em todos os sentidos, sei que não é com mentiras ou meias verdades que vou consegui-lo. Por isso, cá estamos... Um passo de cada vez... Uma lei a cada semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário