terça-feira, 5 de abril de 2016

EAD do PAIQ-9º Lei



Auto dialogo ou Mesa Redonda do “EU”


* Uma conversa aberta e silenciosa que o “EU” faz com seu próprio ser;
* Uma reunião com a nossa própria historia, direta em nossos traumas, conflitos, dificuldades e temores;
* Uma revisão de metas, uma reavaliação  de postura de vida;
* O exercício pleno da capacidade de decidir, questionar e dirigir a própria historia;
* Percorrer as trajetórias do próprio ser  e tornar-se um amigo de si mesmo;
* Aquietar  os pensamentos e apaziguar a emoção.
O grau de sabedoria  e maturidade de uma pessoa não é dado pelo quanto ela tem de cultura acadêmica, sucesso nas finanças ou na vida, mas pela sua capacidade e frequência de fazer uma mesa-redonda com seu próprio ser, de questionar seus pensamentos e emoções, de criticar suas verdades, de repensar sua vida, de refazer caminhos. 
Cada ser humano deve ter seus  momentos  particulares consigo mesmo. Deve exercitar ser seu grande e melhor amigo. Deve aprender a se interiorizar, caminhar nas trajetórias de seu ser e ter prazer de ter um auto dialogo aberto, uma conversa intima, uma reflexão de vida. 
Muitas pessoas, em particular os jovens, se deprimem quando estão sozinhas, não sabem ser companheiras de si mesmas. A mais grave solidão não é aquela em que a sociedade nos  abandona, mas aquela em que nós mesmos nos abandonamos
> Muitos passam  anos sem dialogar de maneira aberta, sincera e agradável consigo mesmos.
      > Isso parece loucura, mas loucura é a ausência de um auto dialogo inteligente. Uma pessoa que pratica o auto dialogo não apenas tem  mais condições de superar suas misérias na mente, mas também de se humanizar, de se tornar tolerante, sociável, serena, humilde, pois reconhece suas limitações e suas fragilidades.
   > A  Mesa-redonda do “EU” nos tira do trono do orgulho, da autossuficiência. Raramente consigo julgar, sofrer em demasia e desistir das pessoas que me aborrecem, porque tenho aprendido a fazer um auto dialogo. Essa pratica me faz interiorizar e compreender que eu também tenho muitas falhas e limitações. Quando você entende sua pequenez é fácil entender a pequenez dos outros, quando nos colocamos num pedestal é fácil julgar e condenar!

   > A Mesa-redonda do “EU” não é simplesmente produzir pensamentos no silencio da nossa mente, pois todos pensam muito, mas é pensar construindo um debate intimo, uma conversa feita fora do foco de tensão , antes ou depois de atravessarmos os vale do problema. 
   Nesse momento, podemos atuar com calma, refletir, analisar e discutir nossas crises fóbicas , reações ansiosas, conflitos de relacionamentos e desafios.Por ex: uma pessoa tem um ataque de pânico, caracterizado pelo medo súbito de que vai morrer ou desmaiar.Ela pode ser controlada pelo pânico ou  debater com ele. Se fizer uma mesa-redonda, ela critica-o, repensa-o, questiona-o com seriedade.Ela se pergunta: “qual  é a lógica do meu pânico ? Quando começou? Por que começou? Por que sou escravo disso? Eu exijo ser livre! “ 
> Muitas doenças mentais, incluindo a esquizofrenia (que é uma desorganização da coerência dos pensamentos), surgem porque o “EU” não é estruturado, critico, líder. Ele vira joguete das fantasias, pensamentos perturbadores e emoções tensas, perde a sua identidade e sua lógica.
 > Há muitas tipos de janelas doentias da memória: 
 *janelas fóbicas : geram medo de lugar fechado ou apertado, de pessoas, ataques de pânico. 
* janelas obsessivas: geram ideias fixas.  
* janelas antecipatórias: geram os pensamentos sobre o amanha.
* janelas da  baixo autoestima e timidez: geram transtornos de autoimagem e preocupações excessivas com a opinião dos outros. 
   Dependendo do volume de tensão produzido por uma janela (raiva, ódio, ansiedade), ela pode se tornar Killer, ou seja, assassinar/bloquear a leitura da outras janelas,bloqueiam minha inteligência  e me impedem  de pensar naquele momento, as vezes, me faz reagir como animal, pelo instinto.
  >  Algumas janelas Killers destroem o raciocínio de alunos brilhantes no momento em que vão fazer uma prova ou um concurso. Eles aumentam o nível de ansiedade que, por sua vez, bloqueia a leitura das janelas da memória que contem as inúmeras informações que aprenderam, desse modo, tem um péssimo rendimento intelectual. 

Tarefa da Semana
Monte um momento só seu. 
Questione-se: 
*Quais janelas Killers eu tenho? 
* O que precisa ser mudado na minha vida? * O que eu preciso mudar e não consigo?( reações, atitudes, falas, brigas, perder a cabeça)
* Eu tenho me abandonado: mental, físico, emocional e família ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário