terça-feira, 5 de abril de 2016

EAD do PAIQ- 8º Lei- Comentários Meus.

* " Saber ouvir é tão ou mais importante do que falar".

* " O sábio ouve todo mundo...o ignorante não 
ouve ninguém".

Ai, só de ler, já doí....doí tudo, porque sei agora,  a tremenda diferença em ouvir uma pessoa. As vezes queremos falar, dar lições de vida, de experiência, de moral, mas somos tão idiotas,  tão mesquinhos ou até mesmo ignorantes que  só falando, não sei se o que estou falando é o que realmente a pessoa precisa ouvir, porque nem a ouvi, nem a escutei , nem amenos sei o que é que ela  precisa, não sei, não ouvi....sou boa para dar conselhos, mas não para calar minha frenética boca e simplesmente ouvir som, ouvir palavras e algumas, de desespero...digo isso por mim mesma! Quantas vezes errei e ainda erro por não ouvir meu esposo, meus filhos...por começar falando e não ouvindo. Tenho me policiado e tentado fazer do dialogo nossa boa e usada ferramenta...peço perdão quando erro e peço muito a ajuda deles, agradeço cada gesto, cada atitude espontânea...tenho escutado deles coisas que antes eu não os permitia dizer, eu os atolava com minha voz irritante e os mesmos sermões. Aprendo muito ouvindo meus filhos, gosto de conversar com eles e pedir orientações sobre as coisas, pois eles olham a vida de uma forma diferente do nosso olhar...pense em você quando pequeno ouvindo seus pais, por um momento traga a sua mente coisas que aconteceram com você e eles...não é estranho?? e agora o pai ou a mãe é você !!
Lembra dessa música?: " você diz que seus pais não lhe entendem, mas você não entende seus pais, você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo, são crianças como você...o que você vai ser quando você crescer???"
Heim??
Resolvi publicar tudo o que Hadji escreveu. Estamos acompanhando suas fases, e analisando bem, achei que seria bom, os leitores sendo edificados como eu sou ao ler seus relatórios. Apesar de não ser uma fase estável no casamento, ele, aos meus olhos, ainda não acabou! Com toda a bagagem que tenho com os grupos que já orientei, vi casamentos muito mais feridos e marcados do que o de Hadji. Traição conjugal é um fator muito complicado para se tratar e dar uma nova chance a ambos...e alguns, conseguiram! 
Se eu pudesse dar um conselho aqui, pediria que Hadji investisse no dialogo com a enteada, que criasse um momento só com ela, só para ouvi-la, saber o que se passa nessa "cacholinha", que, pode estar magoada, ferida, frustrada, em conflitos e formando traumas...Como?
1- usar a 3º Lei: surpreender, quebrar a rotina e o gelo, convidar para um sorvete num Domingo a tarde.
2- usar as 4 perguntas: 
 
1) Quando eu a decepcionei? 
2) Que comportamentos meus te aborrece?
3) O que devo fazer para torná-la mais feliz? 
4) Como posso ser um amigo melhor? 
Lembre-se de não retrucar as respostas, só ouça e anote.
Mostre a ela que você realmente se importa agora com o que ela tem para falar.
 
  Há uma grande chance de tudo mudar! 
E sabe, não existe nada melhor a fazer para agradar uma mãe, se você agradar ao filho!!
A resposta, ou as respostas, para a chama ascender nesse casamento, podem estar na boca dessa menina, a abertura da porta do coração da mãe para um novo Hadji, para o perdão, podem estar não nas palavras de mudança de Hadji, mas em suas ATITUDES diferentes, diferentes daquelas que tinha e ambas já não aguentavam mais... por isso, esse alívio com sua saída de casa, talvez elas não quisessem sua ausência, mas a ausência de tudo que as sufocava, e se, ele saindo de casa era a solução, então estão tranquilas e agora acomodadas com a nova maneira de viver...e se algo não for feito e rápido, elas podem se psi-coadaptar a esse novo jeito de viver e não querer mais voltar ao pesadelo, ou a tudo que definiam como ruim...as mudanças de Hadji precisam ser bruscas e rápidas para chamar atenção delas e ai elas se permitirem viver o Novo! E todos vocês viverem o melhor de um casamento bem estruturado.
Não é fácil fazer o retorno...as vezes a vontade é de continuar, engatar a outra marcha, deixar tudo sumir na poeira e acelerar...mas, e se não é pra lá que eu quero ir??.....a, poxa vida, preciso voltar e recomeçar!
Sabe o que é super legal aqui???
Sabe Hadji???
É que você tem um bom "carro" agora, os "pneus" e toda a "estrutura" está sendo revisada, o "óleo" foi trocado e o "tanque" tem "gasolina" suficiente para fazer o retorno!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Aproveite que os "amortecedores" são novos, foi feito "balanceamento", "alinhamento" e "suspensão" e passe em cima dos "buracos" e "obstáculos"....ligue o "som", se divirta e respire fundo...não corra muito na volta, lembre-se dos "radares" e "multas", algumas você esquecerá que cometeu ou infringiu, porque estava do "outro lado"...
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário